00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
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Tipo: Especialização
Título: O uso de tecnologias assistivas para inclusão de alunos autistas nas aulas de educação física
Título(s) alternativo(s): The use of assistive technologies for the inclusion of autistic students in physical education classes
Autor(es): Silva, Marcus Vinicius da
Primeiro Orientador: Barros, Abdizia Maria Alves
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Fortes, Maria Dolores Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Maria Auxiliadora Silva
Resumo: Alocado dentro das reflexões acerca das possibilidades democráticas de uma Educação Física adaptada e inclusiva com uso de tecnologias assistivas (FIORINI e MANZINI, 2014) um dos autores que tratam do aporte teórico, este trabalho tem por objetivo trazer uma investigação de experiência vivenciada em uma escola estadual da periferia de Maceió, no desenrolar de sua práxis pedagógica para atividades físicas adaptada, o qual (SOUZA, 2014) aborda seu suporte de ensino para alunos autistas do ensino fundamental II com alguma deficiência motora, intelectual. Por meio de (THIOLLENT, 1984) o qual levanta a observação participativa e o instrumento do questionário aplicado junto aos professores, a investigação levantou informações importantes acerca da dinâmica da instituição pedagógica. Como resultante da observação, (LAKATOS E MARCONI, 2006), desnudando-se a relevância da participação, assim, criando questões como a falta de conhecimento dos professores acerca da particularidade das deficiências e carência da escola em atender a heterogeneidade do seu público, (FERRE IRA, 2013), como também verificou-se tentativas por parte do profissional de propor atividades adaptadas com uso de T.A. Por fim, esta observação permitiu uma mirada entre prática e teoria e deixou muito claro que a problemática de uma atividade adaptada jamais deverá ser silenciada nas práticas escolares, caso contrário, a Educação Física não poderá nunca se definir como constitui (BRASIL, 1990; 2010), um saber inclusivo rumo à uma sociedade mais democrática, assim a Tecnologias Assistivas pode oferecer uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Palavras-chave: Práticas Educativas
Formação de Professores
Autismo
Inclusão
Educational Practices
Teacher training
Autism
Inclusion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC
Citação: SILVA, Marcus Vinicius da. O uso de tecnologias assistivas para inclusão de alunos autistas nas aulas de educação física. 2021. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8113
Data do documento: 21-mar-2020
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