00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: A metodologia webquest no ensino de geometria espacial a partir de uma abordagem crítica
Título(s) alternativo(s): The webquest methodology in the teaching of spatial geometry from a critical approach
Autor(es): Paz, Leila Kely dos Santos da
Primeiro Orientador: Silva, Ivanderson Pereira da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Renan Antônio da
metadata.dc.contributor.referee2: Brazão, José Paulo Gomes
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Givaldo Oliveira dos
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão presentes no cotidiano dos sujeitos em todos os momentos passam por evoluções. Sendo assim, as TICs constituem um campo a ser explorado no contexto escolar. A metodologia Webquest pode ser um caminho a ser explorado dentro das TIC’s dentro de um ensino problematizador, como o da Matemática, por exemplo. Este trabalho tem por objetivo investigar as possíveis contribuições da exploração de uma Webquest a partir do ensino de geometria espacial. O trabalho foi desenvolvido em três momentos: análise bibliográfica, construção de uma Webquest como produto educacional e discussão sobre as atividades desenvolvidas na Webquest. A pesquisa proposta foi de natureza qualitativa exploratória, pois permite diálogos apoiados na flexibilidade e aperfeiçoamento de ideias que norteiam a pesquisa. A problemática da pesquisa se debruçou sobre: quais as potencialidades didáticas da metodologia Webquest para o ensino de geometria espacial a partir de um contexto de ensino crítico? Os objetivos específicos giram em torno de: I) Compreender as possíveis contribuições da exploração de uma Webquest; II) Analisar o uso de uma Webquest para abordagem o ensino de geometria espacial; e III) Avaliar as contribuições de uma Webquest para um ensino crítico de geometria espacial. Assim, buscou-se apresentar uma proposta de metodologia Webquest para ser desenvolvida por educadoras e educadores, visando processos de ensino significativos para educandas e educandos. Além de construir diálogos que envolvem os conceitos de ensino crítico de geometria espacial e de cultura digital, o estudo permite uma compreensão de mundo a partir dos acontecimentos que englobam contextos sociais, culturais, históricos e políticos da realidade de educandas e educandos. Como resultado, reporta-se à exploração e à construção de uma Webquest como produto educacional didático a ser utilizado nas escolas de educação básica.
Abstract: ICTs are present in the subjects' daily lives and at every moment, evolving in their functions, thus being a field to be explored in the school context. The Webquest methodology can be a way to be explored within the ICTs from a problematic mathematics teaching. This work aims to investigate the possible contributions of the exploration of a Webquest from the teaching of spatial geometry. The work was developed in three moments: in the bibliographic analysis, in the construction of a Webquest as an educational product and in the discussions about the activities developed in the Webquest. The proposed research was of an exploratory qualitative nature, as it allows dialogues based on flexibility and improvement of ideas that guide the research. The research problem focused on: what are the didactic potentialities of the Webquest methodology for the teaching of spatial geometry from a critical teaching context ?. The specific objectives of the research are: I) To understand the possible contributions of the exploration of a Webquest; II) Analyze the use of a Webquest to approach the teaching of spatial geometry; III) Evaluate the contributions of a Webquest to a critical teaching of spatial geometry. Thus, we sought to present a proposal for Webquest methodology to be developed by educators, aiming at teaching processes for students and students. In addition to building dialogues that involve the concepts of critical teaching, specifically that of spatial geometry through digital culture, it may allow an understanding of the world from the events that encompass social, cultural, historical and political contexts of the reality of students and students. As a result, the exploration and construction of a Webquest is reported as a didactic educational product to be used by society.
Palavras-chave: Cultura Digital
Webquest
Matemática Crítica
Digital Culture
Critical Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: PAZ, Leila Kely dos Santos da. A metodologia webquest no ensino de geometria espacial a partir de uma abordagem crítica. 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. [Acompanha 1 Produto Educacional].
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8111
Data do documento: 22-fev-2021
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