Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8106
Tipo: | Especialização |
Título: | A incorporação das redes sociais nas aulas de história do ensino fundamental II |
Título(s) alternativo(s): | The incorporation of social networks in history classes of fundamental education II |
Autor(es): | Silva, Livia Gomes da |
Primeiro Orientador: | Cunha, Sandney Farias da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Guilmer Brito |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Alex Vieira da |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo identificar a possibilidade do uso das redes sociais, especificamente o Whatsapp como ferramenta metodológica nas aulas de História do Ensino Fundamental II a partir da experiência com uma turma do 9o ano. Partindo da hipótese que a interação entre os jovens se estabelece em boa parte através de tais meios de comunicação, um grupo foi organizado e foram realizadas atividades sobre a Primavera Árabe incentivando os alunos a debaterem e postarem informações sobre o tema. Após a realização das atividades e da análise das interações constatou-se que os alunos apresentam mais confiança em suas falas na sala de aula nos momentos presenciais, pois já estiveram em contato com o assunto e puderam buscar informações de diversas fontes e associá-las a realidade na qual estão inseridos, tornando o aprendizado mais significativo. |
Abstract: | This article aims to identify the possibility of using social networks, specifically Whatsapp as a methodological tool in Elementary School History classes from the experience with a 9th grade class. Based on the hypothesis that the interaction among young people is largely established through such media, a group was organized and activities on the Arab Spring were carried out encouraging students to debate and post information on the subject. After the activities and the analysis of the interactions, it was verified that the students present more confidence in their speeches in the classroom in the moments of presence, because they have already been in contact with the subject and could look for information from several sources and associate them to the reality in which they are inserted, making the learning more significant. |
Palavras-chave: | TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) Ensino de História Redes Sociais ICT (Information and Communication Technologies) History Teaching Social networks |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC |
Citação: | SILVA, Livia Gomes da. A incorporação das redes sociais nas aulas de história do ensino fundamental II. 2020. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8106 |
Data do documento: | 21-mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A incorporação das redes sociais nas aulas de História do ensino fundamental II.pdf | 408.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.