00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8106
Tipo: Especialização
Título: A incorporação das redes sociais nas aulas de história do ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): The incorporation of social networks in history classes of fundamental education II
Autor(es): Silva, Livia Gomes da
Primeiro Orientador: Cunha, Sandney Farias da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Guilmer Brito
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Alex Vieira da
Resumo: O presente artigo tem como objetivo identificar a possibilidade do uso das redes sociais, especificamente o Whatsapp como ferramenta metodológica nas aulas de História do Ensino Fundamental II a partir da experiência com uma turma do 9o ano. Partindo da hipótese que a interação entre os jovens se estabelece em boa parte através de tais meios de comunicação, um grupo foi organizado e foram realizadas atividades sobre a Primavera Árabe incentivando os alunos a debaterem e postarem informações sobre o tema. Após a realização das atividades e da análise das interações constatou-se que os alunos apresentam mais confiança em suas falas na sala de aula nos momentos presenciais, pois já estiveram em contato com o assunto e puderam buscar informações de diversas fontes e associá-las a realidade na qual estão inseridos, tornando o aprendizado mais significativo.
Abstract: This article aims to identify the possibility of using social networks, specifically Whatsapp as a methodological tool in Elementary School History classes from the experience with a 9th grade class. Based on the hypothesis that the interaction among young people is largely established through such media, a group was organized and activities on the Arab Spring were carried out encouraging students to debate and post information on the subject. After the activities and the analysis of the interactions, it was verified that the students present more confidence in their speeches in the classroom in the moments of presence, because they have already been in contact with the subject and could look for information from several sources and associate them to the reality in which they are inserted, making the learning more significant.
Palavras-chave: TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação)
Ensino de História
Redes Sociais
Whatsapp
ICT (Information and Communication Technologies)
History Teaching
Social networks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC
Citação: SILVA, Livia Gomes da. A incorporação das redes sociais nas aulas de história do ensino fundamental II. 2020. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8106
Data do documento: 21-mar-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A incorporação das redes sociais nas aulas de História do ensino fundamental II.pdf408.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.