00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8078
Tipo: Dissertação
Título: Uma análise dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de licenciandos em matemática segundo a Teoria Van Hiele
Título(s) alternativo(s): An analysis of the levels of development of the geometric thought of graduates in mathematics according to the Van Hiele Theory
Autor(es): Santana, Talita Cruz de
Primeiro Orientador: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Flores, André Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ivanderson Pereira da
Resumo: A construção deste trabalho surgiu de inquietações em torno do ensino de Geometria e tem como objetivo principal analisar os níveis do pensamento geométrico de estudantes de cursos de Licenciatura em Matemática usando como referencial teórico a teoria van Hiele. Adotamos como procedimentos metodológicos, em uma abordagem qualitativa, a aplicação dos testes van Hiele e de questionários para conhecer as falas dos licenciandos em torno da sua formação inicial no tocante à aprendizagem de Geometria. Participaram da pesquisa 35 estudantes, sendo 12 da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, 10 da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL e 13 da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. A análise dos resultados obtidos com a pesquisa mostrou que quase a totalidade dos sujeitos da pesquisa se encontram no nível de Análise, correspondendo ao segundo nível na escala dos cinco níveis van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico. Como produto educacional, apresentamos um manual para a realização de uma oficina de avaliação dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de licenciandos em Matemática.
Abstract: The construction of this work emerged from concerns around the teaching of Geometrics and has as its main goal, to analyze the levels of the Geometry thinking of students from the courses of Graduation in Mathematics using as the basic theoretical referential the van Hiele theory. We adopted as methodological procedures, in a qualitative approach, the application of van Hiele tests and of questionnaires in order to know the conceptions of the graduate students regarding their initial training about the learning of Geometrics. Thirty-five students took part in the research, 12 of them from the University of the State of Bahia – UNEB, 10 from the University of the State of Alagoas – UNEAL and 13 from the Federal University of Alagoas – UFAL. The analysis of results obtained with the research shows considered as desirable for acting as future professionals of Basic Education since almost all of the research subjects are in the level of Analysis, corresponding to the second level in the scale of five levels from van Hiele geometric thinking. Finally, as an educational product, we present a report of this research aimed to the collegiate and directors of the departments of Mathematics from the participating institutions.
Palavras-chave: Teoria van Hiele
Geometria
Educação Matemática
Desenvolvimento Geométrico
Formação Docente
Theory of van Hiele
Education
Teacher training
Van Hiele Test
Mathematics education
Geometry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SANTANA, Talita Cruz de. Uma análise dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de licenciandos em matemática segundo a Teoria Van Hiele. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. Acompanha Produto Educacional.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8078
Data do documento: 11-dez-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.