00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8063
Tipo: Especialização
Título: Estratégias de aprendizagem autorregulada com TIC: análise do desempenho acadêmico de alunos do ensino superior
Título(s) alternativo(s): Self-Regulated Learning Strategies with ICT: Analysis of the Academic Performance of Higher Education Students
Autor(es): Neo, Alana Viana Borges da Silva
Primeiro Orientador: Massetto, Débora Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Elisângela Leal de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Givanildo da
Resumo: A aprendizagem autorregulada é definida como o grau em que os alunos são participantes metacognitivos, motivacionais e comportamentalmente ativos em sua própria aprendizagem. A aprendizagem pode ser influenciada e melhorada com o objetivo de alcançar resultados acadêmicos de sucesso. A partir disso, apresenta-se o objetivo da presente pesquisa que é o de analisar o desempenho acadêmico de alunos de Cursos de especialização Lato Sensu, refletindo sobre estratégias de autorregulação da aprendizagem que podem ser utilizadas por professores. Especificamente, objetivou-se comparar estudos e modelos de aprendizagem autorregulada e analisar o desempenho acadêmico de alunos. Os resultados desta pesquisa indicaram parâmetros para professores e alunos compreenderem melhor os perfis de motivação e estratégias de aprendizagem autorregulada. A grande maioria dos participantes aplicava estratégias de aprendizagem autorregulada em sua vida acadêmica. Como contribuição, foi fornecido um retorno para cada aluno que respondeu ao questionário MSLQ, com as notas para cada um dos construtos avaliados e com as médias obtidas por todos os alunos participantes da pesquisa, juntamente com uma descrição sobre a sua avaliação, recomendando como eles devem aumentar os seus níveis de motivação e como trabalhar as suas estratégias de aprendizagem.
Abstract: Self-regulated learning is defined as the degree to which students are metacognitive, motivational and behaviorally active participants in their own learning. Learning can be influenced and improved with the aim of achieving successful academic results. From this, the objective of the present research is presented, which is to analyze the academic performance of students of Lato Sensu specialization courses, reflecting on self-regulated learning strategies that can be used by teachers. Specifically, the objective was to compare studies and models of self-regulated learning and to analyze the academic performance of students. The results of this research indicated parameters for teachers and students to better understand the motivation profiles and self-regulated learning strategies. The vast majority of participants applied self-regulated learning strategies in their academic life. As a contribution, a feedback was provided for each student who answered the MSLQ questionnaire, with grades for each of the evaluated constructs and the averages obtained by all students participating in the survey, along with a description of their evaluation, recommending how they they must increase their levels of motivation and how to work on their learning strategies.
Palavras-chave: Aprendizagem Autorregulada
Desempenho Acadêmico
Estratégias Didáticas
Self-regulated Learning
Academic Performance
Didactic Strategies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC
Citação: NEO, Alana Viana Borges da Silva. Estratégias de aprendizagem autorregulada com TIC: análise do desempenho acadêmico de alunos do ensino superior. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estratégias Didáticas com uso das Tecnologias ) – Centro de educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8063
Data do documento: 21-mar-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.