00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8053
Tipo: Dissertação
Título: Formação docente com metodologias ativas no ensino híbrido: análise da transposição didática
Título(s) alternativo(s): Teaching training with active methodologies in hybrid education: analysis of teaching transposition
Autor(es): Ferreira, Líllian Franciele Silva
Primeiro Orientador: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee1: Abranches, Sérgio Paulino
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
Resumo: A presente investigação discute sobre a formação docente com metodologias ativas no contexto do ensino híbrido a partir da análise da transposição didática, com o seguinte problema de pesquisa: como os professores das graduações da UFAL que participaram da formação docente em serviço do PROFORD/UFAL estão inserindo as metodologias ativas em suas disciplinas no contexto do ensino híbrido? Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como os professores que participaram da formação docente em serviço do PROFORD/UFAL estão inserindo as metodologias ativas em sua ação pedagógica no ensino híbrido. Para isso, a metodologia utilizada para a realização desta análise foi uma pesquisa qualitativa, a partir de um estudo de caso, usando dois questionários online, corroborando com a participação de 17 professores no questionário 1 e 14 professores no questionário 2, além da análise de 3 planos de ensino disponibilizados pelos professores e 8 planos de cursos disponibilizados pelo PROFORD/UFAL. Os participantes da pesquisa foram professores da UFAL que participaram de uma das edições dos cursos de formação continuada em serviço do PROFORD, realizados entre 2015 e 2018, que atuam nos cursos de graduação presencial. A importância deste estudo é a de contribuir para o desenvolvimento da educação, refletindo sobre a temática de formação de professores para utilizar as metodologias ativas em cursos den graduação no ensino híbrido, através de uma análise da transposição didática do processo denformação docente em serviço dos professores das graduações presenciais da UFAL. Como principais resultados, analisamos que os professores que disponibilizaram os planos de ensino, em algum momento de suas disciplinas, realizam a transposição didática das Metodologias Ativas (MA), utilizando-as como estratégia didática dentro das disciplinas, porém, a perspectiva formal de ensino híbrido não foi constatada na ação didática dos professores pesquisados.
Abstract: The present investigation discusses teacher training with active methodologies in the context of hybrid teaching based on the analysis of didactic transposition, with the following research problem: how the professors of UFAL's graduations who study in-service teacher training at PROFORD / UFAL are inserting as active methodologies in their disciplines in the context of hybrid teaching? This research has as general objective to analyze how the professors who study the teacher training in service of PROFORD / UFAL are inserting as activated methods in their pedagogical action in the hybrid context. For this, the methodology used to carry out this analysis was a qualitative research, based on a case study, using two online questionnaires, corroborating the participation of 17 teachers in questionnaire 1 and 14 teachers in questionnaire 2, in addition to analysis of 3 teaching plans made available by teachers and 8 course plans made available by PROFORD / UFAL. The research participants were professors from UFAL who did one of the editions of the continuing education courses in the PROFORD service held between 2015 and 2018, who worked in the face-to-face undergraduate courses. The importance of this study is to contribute to the development of education, reflecting on the theme of teacher training to be used as methods activated in undergraduate courses in a hybrid context, through an analysis of the didactic transposition of the teacher training process in service of teachers of face-to-face graduations at UFAL. As main results, analyzes of teachers who make teaching plans available, at some point in their disciplines, carry out a didactic transposition of Active Methodologies (MA), using them as a didactic strategy within the disciplines, however, a formal teaching perspective was not verified in the didactic action of the researched teachers.
Palavras-chave: Educação
Formação de professores
Metodologias ativas
Ensino híbrido
Education
Teacher training
Active methodologies
Hybrid teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FERREIRA, Líllian Franciele Silva. Formação docente com metodologias ativas no ensino híbrido: análise da transposição didática. 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8053
Data do documento: 27-mai-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação docente com metodologias ativas no ensino híbrido - análise da transposição didática.pdf1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.