00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Tese
Título: Planos de carreira e remuneração dos profissionais da educação em alagoas: a remoção de professores e suas implicações para a valorização docente
Título(s) alternativo(s): Career plans and remuneration of professionals education in alagoas: the removal of teachers and their implications for teacher appreciation
Autor(es): Marques, Isabela Macena dos Santos
Primeiro Orientador: Prado, Edna Cristina do
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Diógenes, Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.referee3: Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
metadata.dc.contributor.referee4: Souza, Maria de Fátima Matos de
Resumo: A presente tese buscou analisar os critérios utilizados em casos de remoção e de lotação docente em municípios alagoanos no período de 2018-2020. O problema de pesquisa explicita-se na indagação: como ocorrem as remoções de professores e quais seus efeitos para valorização docente? A abordagem utilizada foi a qualitativa, com aplicação de questionário para os representantes regionais do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (SINTEAL) e entrevista semiestruturada com os secretários municipais de educação. A Análise de Conteúdo de Bardin (2011), a partir das categorias analíticas Remoção de professores e Valorização docente, deu suporte à organização dos dados. O referencial teórico ancorou-se nos estudos de Esquinsani (2013) , Gatti (2012 e 2011), Oliveira (2004, 2008 e 2014), Mendonça (2001), Nóvoa (1987, 1991 e 2000), P a r o ( 2 0 0 1 e 2 0 0 3) e Verçosa (2006). Os resultados demostraram que ainda há, nos municípios analisados, irregularidades quanto à remoção docente, prejudicando a autonomia e, consequentemente, a valorização desses profissionais. Evidenciaram, ainda, que grande parte dos municípios alagoanos descumprem a legislação, seja no que tange à atualização, à publicização de seus Planos de Carreira e Remuneração ou na interferência político-partidária nos atos públicos.
Abstract: This thesis sought to analyze the criteria used in cases of removal and staffing of teachers in municipalities in Alagoas in the period 2018-2020. The research problem is made explicit in the question: how do teachers' removals occur and what are their effects on teacher appreciation? The approach used was qualitative, with a questionnaire applied to regional representatives of the Education Workers Union of Alagoas and a semi-structured interview with the municipal education secretaries. Bardin's Content Analysis (2011), from the analytical categories Teacher Removal and Teacher Valuation, supported the organization of data. The theoretical framework was based on studies by Esquinsani (2013), Gatti (2012 and 2011), Oliveira (2004, 2008 and 2014), Mendonça (2001), Nóvoa (1987, 1991 and 2000), Paro ( 2001 and 2003) and Verçosa (2006). The results showed that there are still, in the cities analyzed, irregularities regarding the removal of teachers, harming the autonomy and, consequently, the valorization of these professionals. They also showed that a large part of the municipalities in Alagoas do not comply with the legislation, whether in terms of updating, publicizing their Positions and Careers Plans or in political-partisan interference in public acts.
Palavras-chave: Valorização docente
Carreira docente
Planos de carreira – Docentes – Alagoas
Remoção docente – Alagoas
Remuneração – Professores
Teacher Appreciation
Removal of teachers
Career Plans
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MARQUES, Isabela Macena dos Santos. Planos de carreira e remuneração dos profissionais da educação em alagoas: a remoção de professores e suas implicações para a valorização docente. 2021. 147 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8052
Data do documento: 2-jul-2021
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