Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8048
Tipo: | Especialização |
Título: | Atitudes dos professores diante do uso das TIC na prática pedagógica: relato de experiência |
Título(s) alternativo(s): | Attitudes of teachers in the use of tic in pedagogical practice: experience report |
Autor(es): | Silva, Janderson Marques da |
Primeiro Orientador: | Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Lilian Carmen Lima dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, Adilson Rocha |
Resumo: | O presente artigo foi elaborado com intuito de identificar como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são utilizadas em sala de aula como aportes pedagógicos do ensino de professores alagoanos. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa quanti-qualitativa autorizada e realizada por meio do Google Forms, com 6 professores que atuam em 7 escolas diferentes da região, onde levantamos desde a modalidade de graduação destes até os sistemas utilizados pelas escolas, bem como seus respectivos pontos positivos e negativos visando identificar o que pode ser melhorado para beneficiar os professores e o processo educacional. Trouxemos como objetivo geral manifestar aos professores o valor da utilização das TDICs em sala de aula e os subsídios que elas oferecem no processo de aprendizagem dos alunos. Disponibilizamos um questionário com perguntas abertas e fechadas no qual os docentes puderam externar suas concepções acerca da utilidade das TDIC envolvendo o ambiente escolar, incluindo a infraestrutura da escola, o comportamento dos alunos e a equipe gestora do convívio escolar, possibilitando a identificação de pontos que podem ser melhorados. |
Palavras-chave: | TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) Sistema de Ensino Metodologia Professores - Práticas Digital Information and Communication Technologies Education system Methodology Teachers - Practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC |
Citação: | SILVA, Janderson Marques da. Atitudes dos professores diante do uso das TIC na prática pedagógica: relato de experiência. 2021. 15 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8048 |
Data do documento: | 21-mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atitude dos professores diante do uso das TDIC na prática pedagógica - relato de experiência.pdf | 565.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.