00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8048
Tipo: Especialização
Título: Atitudes dos professores diante do uso das TIC na prática pedagógica: relato de experiência
Título(s) alternativo(s): Attitudes of teachers in the use of tic in pedagogical practice: experience report
Autor(es): Silva, Janderson Marques da
Primeiro Orientador: Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Lilian Carmen Lima dos
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Adilson Rocha
Resumo: O presente artigo foi elaborado com intuito de identificar como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são utilizadas em sala de aula como aportes pedagógicos do ensino de professores alagoanos. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa quanti-qualitativa autorizada e realizada por meio do Google Forms, com 6 professores que atuam em 7 escolas diferentes da região, onde levantamos desde a modalidade de graduação destes até os sistemas utilizados pelas escolas, bem como seus respectivos pontos positivos e negativos visando identificar o que pode ser melhorado para beneficiar os professores e o processo educacional. Trouxemos como objetivo geral manifestar aos professores o valor da utilização das TDICs em sala de aula e os subsídios que elas oferecem no processo de aprendizagem dos alunos. Disponibilizamos um questionário com perguntas abertas e fechadas no qual os docentes puderam externar suas concepções acerca da utilidade das TDIC envolvendo o ambiente escolar, incluindo a infraestrutura da escola, o comportamento dos alunos e a equipe gestora do convívio escolar, possibilitando a identificação de pontos que podem ser melhorados.
Palavras-chave: TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação)
Sistema de Ensino
Metodologia
Professores - Práticas
Digital Information and Communication Technologies
Education system
Methodology
Teachers - Practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC
Citação: SILVA, Janderson Marques da. Atitudes dos professores diante do uso das TIC na prática pedagógica: relato de experiência. 2021. 15 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8048
Data do documento: 21-mar-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atitude dos professores diante do uso das TDIC na prática pedagógica - relato de experiência.pdf565.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.