06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8042
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogos e brincadeiras na educação infantil: um olhar acerca da prática docente
Autor(es): Silva, Jaciara Souza da
Santos, Joseane Fernandes
Primeiro Orientador: Almeida, Giseliane Medeiros
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Ana Paula Solino
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Viviane dos Reis
Resumo: Este trabalho teve como objetivo discutir qual a percepção de professores de uma escola municipal de Educação Infantil de Delmiro Gouveia-AL sobre a importância dos jogos e brincadeiras em suas práticas para o desenvolvimento integral da criança. Dessa forma utilizou- se para este trabalho pesquisas bibliográficas (por meio de livros e artigos científicos). O trabalho é do tipo qualitativo, com ênfase em pesquisa exploratória. Como técnica de coleta de dados foi distribuído 1 questionário, obtendo 9 questões destinadas as professoras da educação infantil. Perante todas as informações integradas neste trabalho, pôde-se concluir que foi possível atingir os objetivos propostos, onde através das respostas das professoras foi notável que as mesmas utilizam-se da ludicidade em suas práticas pedagógicas - exceto nas suas práticas remotas realizadas no momento de pandemia enfrentada pelo novo Corona vírus ou COVID 19. Com relação às práticas presenciais ficou evidente que as educadoras utilizam os jogos e brincadeiras nas atividades com os pequenos e que as mesmas consideram esses dois elementos como importantes ferramentas para o desenvolvimento integral da criança. É possível dizer que atuar na educação infantil tem sido um desafio, pois os professores precisam se reinventar e recorrer a diferentes metodologias para o cotidiano em sala de referência, nessa perspectiva baseado em vários estudos os jogos e brincadeiras trazem inúmeras vantagens para contribuir no desenvolvimento da criança.
Abstract: Este trabajo tuvo como objetivo discutir cuál es la percepción de los docentes de una escuela municipal de Educación Infantil en Delmiro Gouveia-AL sobre la importancia del juego y el juego en sus prácticas para el desarrollo integral del niño. Así, para este trabajo se utilizó la investigación bibliográfica (a través de libros y artículos científicos). El trabajo es de tipo cualitativo, con énfasis en la investigación exploratoria. Como técnica de recolección de datos, se distribuyó 1 cuestionario, obteniendo 9 preguntas para docentes de educación infantil. Dada toda la información integrada en este trabajo, se concluyó que fue posible lograr los objetivos propuestos, donde a través de las respuestas de los docentes se notó que utilizan la alegría em sus prácticas pedagógicas - excepto en sus prácticas remotas realizadas en el momento de la pandemia ante el nuevo virus Corona o COVID 19. En cuanto a las prácticas presenciales, se evidenció que los educadores utilizan juegos y juegos en las actividades con los más pequenos y que consideran estos dos elementos como herramientas importantes para el desarrollo integral del niño. Se puede decir que actuar en la educación infantil ha sido un desafío, ya que los docentes necesitan reinventarse y recurrir a diferentes metodologías para la vida diaria en uma sala de referencia, en esta perspectiva basada en varios estudios, los juegos y juegos aportan numerosas ventajas a Contribuir al desarrollo del niño.
Palavras-chave: Educação infantil
Prática pedagógica
Jogos e brincadeiras
Ludicidade
Jugar
Niño
Desarrollo
Juegos
Educación infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Jaciara Souza da; SANTOS, Joseane Fernandes. Jogos e brincadeiras na educação infantil: um olhar acerca da prática docente. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8042
Data do documento: 24-fev-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogos e brincadeiras na educação infantil um olhar acerca da prática docente.pdf733.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.