06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8027
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Leitura da BNCC: reflexões sobre práticas de letramento humanizador no componente curricular língua portuguesa
Autor(es): Silva, Janicleia Feitosa da
Primeiro Orientador: Santos Filho, Ismar Inácio dos
metadata.dc.contributor.referee1: Massmann, Débora Raquel Hettwer
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Maria Izânjila da
Resumo: O presente trabalho faz uma análise documental, na qual estabelece algumas discussões e reflexões sobre as “competências” a serem desenvolvidas no ensino de Língua Portuguesa proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento “base” para toda a Educação do país. Questiona se as competências propostas oportunizam práticas de ensino que possibilitem o exercício da cidadania, sob uma perspectiva humanizadora, isto é, um ensino que vise práticas pedagógicas em sala de aula que proporcionem interação entre os conteúdos e os aspectos sociais dos sujeitos no convívio coletivo. Nessa perspectiva, esse estudo se trata de uma leitura sobre esse documento mencionado, que se faz importante para refletirmos sobre as teorias e práticas de ensino, considerando a vida, a pluralidade de vidas; para assim entendermos se essa práxis contempla a diversidade. Para desenvolver esse estudo, foi necessário, como já mencionado, investigar o que a BNCC propõe, dialogando com o que alguns estudiosos argumentam a respeito do cenário educacional brasileiro, na tentativa de aventar possibilidades de ação para a melhoria do que está sendo desenvolvido atualmente nas salas de aula de Língua Portuguesa. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi pertinente trabalhar diretamente com o conceito de letramento, especificamente o de “letramento humanizador”, a partir das ideias de Kleiman (1995). Outros estudos também foram citados, tais como os de Santos Filho (2008; 2012), Rojo (2009), Matos (2014) e Magda Soares (2004, 2020), dentre outros, sobre os processos de ensino e os contextos em que se apresentam as metodologias usadas para o desenvolvimento da aprendizagem. Diante das abordagens e investigação, foi possível evidenciar várias possibilidades de potencializar as metodologias na Educação Básica, tornando-a mais significativa em termos de formação social, além da eficácia no tratamento dos conteúdos, pois a BNCC nos fornece suporte legal e possível para realização desse trabalho, alinhada a alguns atores complementares, tais como formação de docente inicial, formação docente continuada, desde que a implementação da Base seja planejada para ampliação das práticas pedagógicas com foco em transformações necessárias.
Abstract: The present work makes a documentary analysis, in which the subject requires discussions and reflections on the “competences” to be developed in the teaching of Portuguese Language proposed by the National Common Curricular Base (BNCC), a base document for all Education in the country. It is questioned whether these competences provide teaching practices that enable the exercise of citizenship, from a humanizing perspective, that is, teaching that aims pedagogical practices in the classroom that provide interaction between the contents and the social aspects of the individuals in the collective life. In this perspective, it is a linguistic- discursive analysis of the document, which is important to reflect on theories and teaching practices, considering life, the plurality of lives; to understand if this praxis contemplates diversity. To develop this study, it was necessary to investigate what the BNCC proposes, dialoguing with what some scholars argue about the Brazilian educational scenario, in na attempt to expose possibilities for action to improve what is currently being developed in the Portuguese class. For the development of the research it was pertinent to work directly with the concept of literacy, specifically “humanizing literacy”, based on the ideas of kleiman (1995). Other studies were also cited, such as those by Santos Filho (2008; 2012), Rojo (2009), Matos (2014) and Magda Soares (2004, 2020), among others, on the teaching processes and the contexts in which present the methodologies used for the development of learning. In view of the approaches and research, it was possible to show several possibilities to enhance the methodologies in Basic Education, making it more reduced in terms of social formation, in addition to the efficiency in the treatment of the contents, because BNCC offers us support to carry out this work, aligned to some complementary actors, such as initial teacher training, continued teacher training, as long as the implementation of the Base is planned to expand practices until we reach the required transformations.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular – BNCC
Língua portuguesa
Letramento humanizador
Ensino
Humanizing Literacy
Portuguese Language Teaching
Citizenship
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: SILVA, Janicleia Feitosa da. Leitura da BNCC: reflexões sobre práticas de letramento humanizador no componente curricular língua portuguesa. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8027
Data do documento: 29-out-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.