06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8018
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dislexia: reflexões sobre o papel da família e da escola
Autor(es): Silva, Jailma Xavier da
Primeiro Orientador: Santos, Noélia Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Heder Cleber de
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos, Ana Paula Solino
Resumo: O presente trabalho consiste em uma análise teórica sobre a dislexia. Conhecer a dislexia a partir da apresentação de seus sintomas, características, diagnóstico e tratamento, refletindo sobre suas implicações no contexto escolar e familiar. Justifico o presente estudo pelo fato de ser uma disléxica e ter sofrido na minha alfabetização com a falta de informação sobre esse déficit e em sala de aula pelo professor. A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem, caracterizada pela dificuldade em aprender leitura e escrita. A dislexia tem várias características e sintomas que prejudicam o desempenho escolar do aluno e infelizmente ainda não tem cura, porém, tem tratamento. O diagnóstico correto é feito por profissionais das áreas de Psicologia, Neuropsicologia, Fonoaudiologia e Psicopedagogia. E o tratamento também requer a intervenção de profissionais de várias áreas. No contexto escolar, destacamos o papel do professor, pois é com ele que a crianças conta em seu processo de construção de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades para a sua aprendizagem. Nesse processo, os professores precisam do apoio da família e da escola, é importante que todos estejam juntos e engajados para o sucesso do aluno disléxico. É visível o problema na alfabetização, na decodificação e na compressão, de forma que essas crianças precisam de métodos multissensoriais para desenvolver bem essas habilidades e o processo de construção e conhecimento. A presente pesquisa foi de metodologia bibliográfica e contou com autores de amplo e profundo conhecimento sobre o tema proposto.
Abstract: The present work consists of a theoretical analysis of dyslexia. Knowing dyslexia from the presentation of its symptoms, characteristics, diagnosis and treatment, reflecting on its implications in the school and family context. I justify this study by the fact that I am dyslexic and have suffered in my literacy with the lack of information about this deficit and in the classroom by the teacher. Dyslexia is a learning disability, characterized by difficulty in learning reading and writing. Dyslexia has several characteristics and symptoms that affect the student's academic performance and unfortunately there is still no cure, however, it can be treated. The correct diagnosis is made by professionals in the areas of Psychology, Neuropsychology, Speech Therapy and Psychopedagogy. And the treatment also requires the intervention of professionals from different areas. In the school context, we highlight the role of the teacher, as it is on him that children rely in their process of building knowledge and developing skills for their learning. In this process, teachers need the support of family and school, it is important that everyone is together and engaged for the dyslexic student's success. The problem in literacy, decoding and compression is visible, so these children need multisensory methods to develop these skills and the process of construction and knowledge well. This research was based on bibliographic methodology and had authors with broad and deep knowledge about the proposed theme.
Palavras-chave: Educação especial
Dislexia
Dificuldade de aprendizagem
Leitura e escrita
Família
Professor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Jailma Xavier da. Dislexia: reflexões sobre o papel da família e da escola. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8018
Data do documento: 28-mai-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dislexia reflexões sobre o papel da família e da escola.pdf676.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.