Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8015
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A perspectiva materna sobre a trajetória escolar do filho com TEA: sucessos obtidos e desafios enfrentados |
Autor(es): | Santos, Maria Lucivânia Gomes dos |
Primeiro Orientador: | Santos, Noélia Rodrigues dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pavezi, Marilza |
Resumo: | Este trabalho trata sobre a escolarização de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para maior aprofundamento sobre o estudo da temática utilizamos como aporte teórico autores como: Rivière (2010); Calvalcanti (2015); Assumpção Jr e Pimentel (2000), Gaiato, Revelles e Silva (2012); Smeha e Cezar (2011); Constantinidis, Silva e Ribeiro (2018), entre outros. Bem como os documentos oficiais como: a Constituição Federal (1988); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9394/96 e as demais legislações sobre Educação Especial e inclusive e a Lei de Proteção a pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O estudo traz como problemática a seguinte questão: qual a perspectiva materna sobre a escolarização de uma criança com TEA no sistema de ensino regular? Temos como objetivo geral compreender a trajetória de escolarização de uma criança com TEA no sistema de ensino regular do município de Água Branca – AL. Para tanto, realizamos uma pesquisa do tipo qualitativa, classificada como estudo de caso. Para a coleta de dados utilizamos como instrumentos a entrevista e o questionário e tivemos como participantes uma criança com TEA e sua mãe. A partir das informações concedidas pela mãe sobre a história de escolarização do filho, dividimos nossa análise em 4 eixos, a saber: 1) Dos primeiros sinais ao diagnóstico de TEA, 2) Primeiro contato com a escola, 3) Trajetória escolar: sucessos obtidos e desafios enfrentados e 4) A rotina escolar durante a pandemia. Nosso estudo representa uma pequena amostra da complexidade que envolve uma criança com diagnóstico de TEA. Sugerimos outros estudos, objetivando conhecer mais histórias que nos ajude a refletir sobre os desafios da escolarização das crianças com TEA. |
Abstract: | This work deals with the schooling of a child with Autistic Spectrum Disorder (ASD). For greater depth on the study of the subject, we used as theoretical support authors such as: Rivière (2010); Calvalcanti (2015); Assumpção Jr and Pimentel (2000), Gaiato, Revelles and Silva (2012); Smeha and Cezar (2011); Constantinidis, Silva and Ribeiro (2018), among others. As well as oficial documents such as: the Federal Constitution (1988); Law of Guidelines and Bases of National Education No. 9394/96 and other legislation on Special Education and including the Law for the Protection of Persons with Autism Spectrum Disorder. The study brings as problematic the following question: what is the maternal perspective on the schooling of a child with ASD in the regular education system? Our general objective is to understand the trajectory of schooling of a child with ASD in the regular education system in the city of Água Branca – AL. Therefore, we carried out a qualitative research, classified as a case study. For data collection, we used the interview and the questionnaire as instruments and had as participants a child with ASD and his mother. Based on the information given by the mother about the child's schooling history, we divided our analysis into 4 axes, namely: 1) From the first signs to the diagnosis of ASD, 2) First contact with the school, 3) School trajectory: achievements obtained and challenges faced and 4) The school routine during the pandemic. Our study represents a small sample of the complexity that involves a child diagnosed with ASD. We suggest other studies, aiming to know more stories that help us to reflect on the challenges of schooling children with ASD. |
Palavras-chave: | Educação especial Educação inclusiva Transtorno do Espectro Autista - TEA Escolarização Sistema de ensino regular Perspectiva materna Autistic Spectrum Disorder. Special education Inclusive education Maternal perspective |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | SANTOS, Maria Lucivânia Gomes dos. A perspectiva materna sobre a trajetória escolar do filho com TEA: sucessos obtidos e desafios enfrentados. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8015 |
Data do documento: | 26-mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A perspectiva materna sobre a trajetória escolar do filho com TEA sucessos obtidos e desafios enfrentados.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.