06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8001
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aspectos dicotômicos da educação musical brasileira e as perspectivas do ensino de música
Autor(es): Garrido, Marcel Silva
Primeiro Orientador: Silva, Márcio Ferreira da
metadata.dc.contributor.referee1: Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos, Ana Paula Solino
Resumo: Mesmo após a promulgação da Lei 11.769/08 o emprego pedagógico da música como uma disciplina escolar com conhecimentos específicos da área ainda é pouco significativo e o seu ensino nas instituições acaba sendo reduzido a condição de conteúdo de outras disciplinas, das quais protagoniza a arte, seja por questões normativas ou pedagógicas. Desde então, tem-se gerado indefinições, contradições e ambiguidades que refletem-se dicotomicamente nos processos de ensino-aprendizagem musical realizados nas escolas ao passo que tem-se consciência da importância da música na educação, mas sem desconsiderar as influências da mídia e da indústria cultural sobre esse conteúdo. Então, levou-se a uma reflexão sobre as questões que envolvem os aspectos dicotômicos da educação musical e do ensino de música no Brasil partindo-se da pesquisa bibliográfica nos campos da Pedagogia e da Educação Musical de autores como Bastian (2009), Penna (2008), Fonterrada (2008) e Esperidião (2012), entre outros, e do estudo das normas educacionais brasileiras, tais como os PCN , PCNEM e BNCC para encontrar os argumentos que sustentam a existência dicotômica da educação musical no país. Por fim, considera-se ser fundamental que os educadores em geral discutam sobre o papel da música na escola, e as contradições e ambiguidades provenientes das interpretações da música como “conteúdo curricular” e “conteúdo disciplinar”, a posição da música no currículo normativo e nas escolas, assim como seus objetivos para a formação global dos alunos. Como resultado entende-se ser fundamental uma mudança na visão normativa dos agentes políticos e pedagógicos, e das respectivas instituições a respeito do papel da música na escola.
Abstract: Even after the enactment of Law 11.769/08, the pedagogical use of music as a school subject with specific knowledge of the area is still insignificant and its teaching in institutions ends up being reduced to the content condition of other disciplines, of which art is a protagonist. Either for normative or pedagogical reasons. Since then, vagueness, contradictions and ambiguities have been generated that are reflected dichotomously in the musical teaching-learning processes carried out in schools, while awareness of the importance of music in education, without disregarding the influences of the media and cultural industry on this content. Then, it led to a reflection on the issues involving the dichotomous aspects of music education and music education in Brazil, starting from the bibliographic research in the fields of Pedagogy and Music Education of authors such as Bastian (2009), Penna (2008), Fonterrada (2008) e Esperidião (2012), among others, and the study of Brazilian educational norms, such as the PCN, PCNEM and BNCC to find the arguments that support the dichotomous existence of musical education in the country. Finally, it is considered essential that educators in general discuss the role of music in school, and the contradictions and ambiguities arising from the interpretations of music as “curricular content” and “disciplinary content”, the position of music in the normative curriculum and in schools, as well as its objectives for the global education of students. As a result, it is understood that a change in the normative vision of political and pedagogical agentes and of the respective institutions regarding the role of music in school is fundamental.
Palavras-chave: Educação - Brasil
Educação musical
Ensino e aprendizagem musical
Dicotomias
Ensino de música
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: GARRIDO, Marcel Silva. Aspectos dicotômicos da educação musical brasileira e as perspectivas do ensino de música. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8001
Data do documento: 6-jun-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aspectos dicotômicos da educação musical brasileira e as perspectivas do ensino de música.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.