00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Movimento estudantil em Serviço Social: desafios de ontem e de hoje
Autor(es): Santos, Mirelle Patrine Araujo
Barros, Yasmin Patricia dos Santos Farias Cardoso de
Primeiro Orientador: Fernandes, Elaine Nunes Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Mesquita, Andréa Pacheco de
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Telma Cristiane Sasso de
Resumo: A proposta deste trabalho é de compreender o Movimento estudantil de Serviço Social (MESS) e quais são seus desafios postos na contemporaneidade partindo do entendimento que o MESS compõe as categorias organizativas principais do Serviço Social junto com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e o Conjunto CFESS/CRESS. Tem-se percebido que a participação das/dos estudantes nos espaços de representação de base como os Centros e diretórios acadêmicos tem diminuído consideravelmente nos últimos anos. Nosso objetivo é compreender este processo de desmobilização e desarticulação das/dos estudantes nos espaços de organização e representação estudantil. O método dialético conduziu a construção deste trabalho. A pesquisa bibliográfica foi o procedimento metodológico adotado. Para tanto serviram como base livros, artigos e trabalhos que ofereceram subsídios para desvelar a conjuntura e suas implicações para o MESS na atualidade. Num primeiro momento, iremos analisar a atuação do movimento estudantil na conjuntura difícil que vivia o país durante a ditadura militar. As perguntas que pretendemos resolver são: quais as possíveis explicações para o movimento de letargia que nos aflige? Quais os impactos deste processo para o MESS?. No primeiro capítulo, a partir de um contexto de guerra fria discutiremos a dominação dos Estados Unidos sobre países subdesenvolvidos como exemplo os países da América Latina, das manifestações do maio de 68 francês e seus impactos culturais. Faremos esse caminho para compreender os processos ditatoriais sofridos nos países latino americanos e os impactos sobre movimentos de resistência e combate à ditadura, com destaque especial para o movimento estudantil. Para finalizar abordaremos a construção do movimento de renovação do Serviço Social brasileiro localizando o movimento estudantil na construção do Projeto Ético Político (PEP). No segundo capítulo, trataremos das políticas de educação nos governos Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Lula, com destaque para as políticas do governo Lula e seus impactos na formação da classe trabalhadora e no acesso à Universidade. Em sequência finalizaremos com as jornadas de junho de 2013, seus rebatimentos na política brasileira e o crescimento das organizações de direita tanto nas redes sociais quanto a sua organização enquanto movimentos sociais, concluindo com o levante contra a ex-presidente Dilma Rousseff, no processo de impeachment.
Abstract: The purpose of this work is to understand the Student Movement of Social Work (MESS) and what are its challenges posed in the contemporary world, based on the understanding that MESS composes the main organizational categories of Social Work together with the Brazilian Association for Teaching and Research in Social Work (ABEPSS) and the CFESS / CRESS Set. It has been noticed that the participation of students in the basic representation spaces such as the Academic Centers and directories has decreased considerably in recent years. Our goal is to understand this process of demobilization and disarticulation of students in the spaces of student organization and representation. The dialectical method led to the construction of this work. Documentary research was the methodological procedure adopted. To this end, books, articles and works were used as a basis, offering subsidies to unveil the current situation and its implications for MESS. At first, we will analyze the performance of the student movement in the difficult situation that the country was experiencing during the military dictatorship. The questions we intend to solve are: what are the possible explanations for the lethargy movement that afflicts us? what are the impacts of this process for MESS? In the first chapter, from a cold war context, we will discuss the domination of the United States over underdeveloped countries as an example the countries of Latin America, the manifestations of the French May 68 and their cultural impacts. We will take this path to understand the dictatorial processes suffered in Latin American countries and the impacts on resistance movements and combating the dictatorship with special emphasis on the student movement. Finally, we will approach the construction of the Brazilian Social Work renovation movement, locating the student movement in the construction of the Political Ethical Project (PEP). In the second chapter, we will deal with education policies in the Fernando Henrique Cardoso (FHC) and Lula governments, with emphasis on the policies of the Lula government and their impacts on the formation of the working class and access to the University. In sequence, we will end with the days of June 2013, its repercussions on Brazilian politics and the growth of right-wing organizations both in social networks and organized as social movements, the uprising against former President Dilma Rousseff, concluding with the impeachment process.
Palavras-chave: Serviço Social
Movimentos Sociais
Movimento Estudantil de Serviço Social (MESS)
Social Services
Social Movements
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Serviço Social
Citação: SANTOS, Mirelle Patrine Araujo; BARROS, Yasmin Patricia dos Santos Farias Cardoso de. Movimento estudantil em Serviço Social: desafios de ontem e de hoje. 2021. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)- Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7989
Data do documento: 25-mar-2021
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