06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7974
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As múltiplas linguagens da criança: relato de experiência em estágio na educação infantil
Autor(es): Feitosa, Nayara Emmanuela Batista
Santos, Marluce Barros Dias dos
Primeiro Orientador: Almeida, Giseliane Medeiros
metadata.dc.contributor.referee1: Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos, Ana Paula Solino
Resumo: Este trabalho aborda a relação entre as múltiplas linguagens na escola, tendo como principal objetivo mostrar sua importância para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, de estudar sobre estratégias pedagógicas no âmbito da educação de crianças, pretendeu-se, neste trabalho de conclusão de curso (TCC), apresentar experiências vividas por alunas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em estágio supervisionado na Creche Municipal de Água Branca, Alagoas. A metodologia é de cunho qualitativa com ênfase em abordagem bibliográfica e análise de relatório de estágio supervisionado. As dificuldades de comunicação entre as crianças da creche e destas com os seus cuidadores foi o principal motivador deste trabalho. Tendo em vista que é um ambiente que pode favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento através das linguagens, utilizamos a creche como um ambiente propulsor da aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Permitindo que as mesmas tenham experiências significativas e aprendam com elas, podemos então considerar que trabalhar as múltiplas linguagens na Educação Infantil é de suma importância para o desenvolvimento integral da criança através de atividades pedagógicas que contemplem suas especificidades e que às considerem como potentes em processos de investigação em seu cotidiano. Os resultados nos mostram a necessidade de implementação dos eixos referentes as interações e brincadeiras como primordiais para promoção do desenvolvimento infantil.
Abstract: This work addresses the relationship between multiple languages at school, with the main objective of showing its importance for the development and learning of children, of studying about pedagogical strategies in the scope of children's education, this work intended to conclude the course ( CBT), present experiences lived by students of the Pedagogy Course of the Federal University of Alagoas (UFAL) in a supervised internship at the Municipal Nursery of Água Branca, Alagoas. The methodology is of a qualitative nature with an emphasis on bibliographic approach and analysis of supervised internship report. The communication difficulties between the children at the daycare center and between them and their caregivers was the main motivator of this work. Bearing in mind that it is an environment that can favor learning and development through languages, we use the nursery as an environment that fosters children's learning and development. Allowing them to have meaningful experiences and learn from them, we can then consider that working with multiple languages in Early Childhood Education is of paramount importance for the integral development of the child through pedagogical activities that contemplate their specificities and that consider them as potent in educational processes. investigation in their daily lives. The results show us the need to implement the axes related to interactions and games as essential to promote child development.
Palavras-chave: Educação infantil
Múltiplas linguagens
Ensino e aprendizagem
Child
Child education
Multiple languages
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: FEITOSA, Nayara Emmanuela Batista; SANTOS, Marluce Barros Dias dos. As múltiplas linguagens da criança: relato de experiência em estágio na educação infantil. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7974
Data do documento: 15-dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As múltiplas linguagens da criança relato de experiência em estágio na educação infantil.pdf1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.