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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7968
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O debate em torno da profissionalização docente no Brasil |
Autor(es): | Queiroz, Joice Rafaela Gomes |
Primeiro Orientador: | Costa, Adriana Deodato |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Ana Cristina Conceição |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Ricardo da |
Resumo: | Este trabalho aborda o olhar acerca da profissão docente. O objetivo geral deste trabalho é analisar o debate em torno da profissionalização docente no Brasil e como objetivos específicos perceber as principais implicações na formação desses agentes e diferenciar a profissão de profissionalização docente. O referencial teórico utilizado, traz a luz autores como Costa (1995), Melo (2007), Sá e Neto (2016), Sarti (2019), Dassoler e Lima (2012) e outros. Para compreender o debate sobre profissão docente, utilizou-se pesquisa de cunho qualitativa e documental, pois a análise de textos, artigos e documentos históricos possibilitaram entender a realidade da profissionalização docente no Brasil. As leituras dos textos revelam a precariedade da formação docente desde o seu surgimento com a divisão de classes e como eram ofertadas (nos seus primórdios) até o exato momento em que passa a ser obrigatória. As discussões presentes no texto apontam fragilidade no âmbito da formação dos professores e serve de alerta para o quadro atual na educação profissional do país. |
Abstract: | This work addresses the view of the teaching profession. The general objective of this work is to analyze the debate around teacher professionalization in Brazil and as specific objectives to understand the main implications in the training of these agents and differentiate the profession of teacher professionalization. The theoretical framework used, brings to light authors such as Costa (1995), Melo (2007), Sá and Neto (2016), Sarti (2019), Dassoler and Lima (2012) and others. To understand the debate about the teaching profession, qualitative and documentary research was used, since the analysis of texts, articles and historical documents made it possible to understand the reality of teaching professionalization in Brazil. The readings of the texts reveal the precariousness of teacher training since its inception with the division of classes and how they were offered (in their beginnings) until the exact moment when it becomes mandatory. The discussions present in the text point out weaknesses in the scope of teacher training and serve as an alert for the current situation in the country's professional education. |
Palavras-chave: | Educação Profissionalização docente Profissão docente Docente Brasil Profession Education Teacher professionalization |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | QUEIROZ, Joice Rafaela Gomes. O debate em torno da profissionalização docente no Brasil. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7968 |
Data do documento: | 21-dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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O debate em torno da profissionalização docente no Brasil.pdf | 999.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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