00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7943
Tipo: Dissertação
Título: A percepção de estudantes em estágio curricular sobre a atuação do profissional de educação física no âmbito hospitalar
Título(s) alternativo(s): The perception of students in curriculum internship about the performance of the physical education professional in the hospital environment
Autor(es): Costa, Rosa Elisa Pasciucco da
Primeiro Orientador: Sampaio, Josineide Francisco
metadata.dc.contributor.referee1: Sampaio , Maria de Lourdes Fonseca Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Caetano, Antônio Filipe Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Correia, Divanise Suruagy
metadata.dc.contributor.referee4: Lima Filho, Antônio Passos
Resumo: Considerando que o número de profissionais de Educação Física atuantes no âmbito hospitalar ainda seja pequeno, a Educação Física passou a ter visibilidade como área da saúde a partir dos anos 2000, após seu reconhecimento pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), como profissão da saúde. E, recentemente, em dezembro de 2018, foram instituídas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos Cursos de Graduação em Educação Física, cuja proposta afirma que o eixo saúde deva se articular com as políticas e programas de saúde da atenção terciária, incluindo a saúde coletiva e o Sistema Único de Saúde (SUS) através da integração do ensino, serviço e comunidade. Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) consta de um artigo e um produto. O artigo elaborado a partir da pesquisa intitulada: “A Percepção de Estudantes em Estágio Curricular Sobre a Atuação do Profissional de Educação Física no Âmbito Hospitalar” desenvolvida no contexto do programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. Tal pesquisa teve como objetivo geral conhecer a percepção de estudantes em estágio curricular sobre a atuação do profissional de Educação Física no âmbito hospitalar. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, onde foi realizada entrevista semiestruturada com 14 estudantes que finalizaram os períodos de estágio supervisionado I e ou IV no Hospital Universitário (HU) entre os períodos de junho de 2016 a janeiro de 2020. Os dados foram analisados por meio do software IRaMuTeQ. Os resultados evidenciaram quatro classes: Atuação, Aprendizado, Dificuldades, Identidade. Os resultados apontam que os estudantes do curso de Graduação em Bacharelado em EDF chegam ao estágio sem informações suficientes sobre o cenário de prática e o papel do profissional de EDF no hospital. Além disso, consideram o tempo de estágio escasso sentindo-se pouco preparados na instrumentalização para as ações de prática no hospital, pois a graduação não dá subsídios para uma base teórico-prática anterior ao estágio. Assim como os estudantes informaram que durante a graduação não passaram por nenhuma vivência de estágio nos serviços de atenção primária ou secundária à saúde, demonstrando que o curso de Bacharelado em EDF contempla o modelo tradicional de formação do Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório em academias, centros de condicionamento físico, esporte e lazer. A partir dos resultados foi elaborado como produto um Vídeo Educativo: “A Educação Física no Âmbito Hospitalar”, visando projetar aprendizado de prática na vida curricular dos estudantes do Estágio Supervisionado Curricular no Hospital Universitário, além de aproximar o novo cenário de prática, facilitando o percurso dos estudantes durante o estágio no hospital, possibilitando um maior conhecimento sobre a realidade da Saúde Pública do nível da atenção especializada.
Abstract: Considering that the number of Physical Education professionals working in the hospital environment is still small, Physical Education received visibility as part of the health field in the 2000’s, after its recognition by the National Health Council (CNS) as a health profession. And, as recently as December 2018, the new National Curricular Guidelines (DCN) for Undergraduate Physical Education Courses was established, whose proposal states that the health axis should be articulated with the health policies and programs of tertiary care, including collective health and the Single Health System (SUS) through the integration of education, service and community. This Course Completion Academic Work (TACC) consists of a paper and a product. The article elaborated from the research entitled: "The Perception of Students in Curriculum Internship About the Performance of the Physical Education Professional in the Hospital Environment", developed in the context of the Master's Degree Program in Health Teaching. The general goal of this research was to know the perception of students in curricular internship about the performance of the Physical Education professional in the hospital environment. It is an exploratory study of qualitative approach, where a semi-structured interview was conducted with 14 students who completed their supervised internship periods I and/or IV at the Maceió Federal University Hospital (HU) between the periods of June 2016 and January 2020. The data were analyzed using the IRaMuTeQ software. The results highlighted four categories: Performance, Learning, Difficulties, Identity. The results point out that students in the Bachelor's degree course of PE arrive at the internship without sufficient information about the practice scenario and the role of the PE professional in the hospital. In addition, they consider the time of internship scarce, feeling little prepared in the instrumentalization for the practical actions in the hospital, because the graduation does not give subsidies for a theoretical-practical basis before the internship. The students also reported that during their graduation they did not go through any internship experience in primary or secondary health care services, demonstrating that the Bachelor's degree in PE contemplates the traditional educational model of the Mandatory Supervised Curriculum Internship in gyms, fitness centers, sports and leisure. From the results, an Educational Video was elaborated as a product: "Physical Education in the Hospital Environment", aiming at projecting practical learning in the curricular life of the students on the Supervised Curricular Internship at the University Hospital, also approaching the new practice scenario, making the path easier for students during their internship at the hospital, allowing a greater knowledge about the reality of Public Health at the level of specialized attention.
Palavras-chave: Educação Física
Estudantes universitários
Estágio supervisionado - Hospital Universitário
Atuação Profissional
Physical Education
Internshi
University Hospita
IRAMuTeQ
Health Professional Formation
Professional Performance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: COSTA, Rosa Elisa Pasciucco da. A percepção de estudantes em estágio curricular sobre a atuação do profissional de educação física no âmbito hospitalar. 2021. 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7943
Data do documento: 10-fev-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.