00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7876
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Plano de negócio: Mobile Táxi
Título(s) alternativo(s): Business plan: Mobile Táxi
Autor(es): Carvalho, Thalisson Tenório de
Primeiro Orientador: Cruz, Nicholas Joseph Tavares da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Pablo Viana da
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana
Resumo: A ausência de planejamento é fator determinante para o fechamento das empresas em seus primeiros anos de funcionamento. Para tornar menor os riscos de encerramento do negócio, o plano de negócio é uma ferramenta de grande importância, pois organiza os objetivos a serem alcançados, auxilia na gestão atual, e descreve as etapas a serem seguidas para aprimorar o negócio. Desse modo, o objetivo principal deste trabalho é elaborar um Plano de Negócios para uma empresa de serviço de transporte por táxi e central de aplicativo que oferta o serviço em um shopping center. Quanto a abordagem a pesquisa classifica-se como quantitativa, configurando-se pelos seus fins como uma pesquisa exploratória e aplicada, pois auxilia de forma prática na gestão do negócio. A coleta de dados deu-se entre maio e dezembro de 2019 e constituiu-se de entrevistas a partir de questionários aplicados nas portarias do shopping e nos veículos dos taxistas durante as viagens dos clientes. O atual estudo contou com uma amostra não probabilística intencional com duzentos entrevistados que consomem o serviço de táxi nas portarias do shopping center. Cinco objetivos específicos foram elencados, a saber: Definir o plano estratégico da organização; analisar o mercado consumidor; definir plano de recursos humanos e operacional e analisar os resultados financeiros do negócio. Foram elaboradas demonstrações financeiras de três anos de funcionamento e mais dois anos de projeção, que objetivou analisar a viabilidade financeira a médio prazo. Conclui-se que o presente estudo atingiu todos os seus objetivos esperados. Oportunizou-se também para o empreendedor auxiliar na gestão do negócio que já está funcionando, dando instrumentos importantes para a tomada de decisão com mais assertividade.
Abstract: The absence of planning is a determining factor for the closing of companies in their first years of operation. In order to reduce the risks of closing deals, the business plan is a tool of great importance, as it organizes the objectives to be achieved, the current auxiliary management and describes how the steps to be followed for doing business. Thus, the main objective of this work is to develop a Business Plan for a taxi transportation service company and an application center that offers services or services in a shopping center. Regarding the approach the research is classified as quantitative, configuring itself by its fins as an exploratory and applied research, as it helps in the practice of business management. Data collection took place between May and December 2019 and consisted of interviews based on questionnaires applied to shopping doors and taxi drivers during customers' trips. The present study reported with an intentional non-probabilistic sample with interviewed questions about the taxi service at the shopping center ordinances. Five specific objectives were listed, one saber: Define the organization's strategic plan; analyze the consumer market; define a human resources and operational plan and analyze the financial results of the business. Financial practices of three years of operation and two more years of projection were developed, which aimed to analyze the financial viability in the medium term. It was concluded that the present study achieved all of its expected objectives. It was also an opportunity for the entrepreneur to assist in the management of the business that is already working, giving important instruments for decision making with more assertiveness.
Palavras-chave: Plano de negócios
Empreendedorismo
Mercado de consumo
Táxi
Business plan
Entrepreneurship
Market
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração
Citação: CARVALHO, Thalisson Tenório de. Plano de negócio: Mobile Táxi. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7876
Data do documento: 7-mai-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Plano de negócio: Mobile Táxi.pdf1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.