00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Práticas de leitura na perspectiva dos multiletramentos: rotação por estações no ciclo de alfabetização
Título(s) alternativo(s): Reading practices in the perspective of the multiliteracies: station rotation in literacy
Autor(es): Pinheiro, Viviane Caline de Souza
Primeiro Orientador: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee1: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Juscelino Franscisco do
Resumo: Com o intuito de problematizar o uso de recursos tecnológicos no contexto escolar, esta dissertação teve como proposta realizar uma intervenção a partir do modelo de rotação por estações, tendo em vista a necessidade de aproximar os alunos de situações de uso da leitura e da escrita que fizessem parte do seu cotidiano e que são perpassadas pela presença das tecnologias digitais. Nesse contexto, problematizou-se: Quais conhecimentos linguísticos em textos multimodais os alunos do ciclo de alfabetização, na perspectiva dos multiletramentos, mobilizam durante as práticas de leitura em estações rotacionais? O objetivo geral consistiu em analisar as práticas de leitura de textos multimodais na perspectiva dos multiletramentos no ciclo de alfabetização em estações rotacionais. Tratou-se de uma investigação qualitativa no viés de uma pesquisa-intervenção. Realizada com uma turma do segundo ano do Ensino Fundamental e desenvolveu-se mediante três etapas: a) sessão de conversa com a professora e a diretora da escola; b) observações das práticas de leitura da professora; c) intervenção com a turma a partir do modelo de estações rotacionais. Nos resultados destacou-se que: o modelo de rotação por estações permitiu que os alunos vivenciassem uma variedade de textos multimodais; a perspectiva dos multiletramentos mostrou-se relevante no que diz respeito aos conhecimentos prévios dos alunos e aos usos das tecnologias; os conhecimentos linguísticos nas práticas de leitura de textos impressos e/ou digitais foram mobilizados a partir do reconhecimento de signos semióticos (imagens, sons, letras em movimentos) e também da habilidade de leitura de textos impressos multimodais; a interatividade com o computador e o celular promoveu maior engajamento dos alunos durante as estações rotacionais; nas estações rotacionais os grupos apresentaram maior cooperação do que colaboração.
Abstract: In order to problematize the use of technological resources into school context, the dissertacion proposed to carry out an intervention making use of the station rotation model, considering the need of bringing students closer to situations of use of reading and writing that they did part of their daily lives, which are pervaded by the presence of digital technologies. Considering this context, we proposed the following question: in the perspective of multiliteracies and making use of multimodal texts, which linguistic knowledge is mobilized by students from the literacy cycle during the reading practices in the stations? The general aim was consist in analysing the reading practices of multimodal texts, through the perspective of the multiliteracies into the literacy [alfabetização] cycle in the stations. Was developed based on a qualitative investigation, in the terms of a research-intervention. Carried out with a group of students from the second year of high school, executed in three phases: a) a conversational moment with the teacher and the school principal; b) observations of reading practices adopted by the teacher; c) an intervention in the group using the station rotation model. The results found highlighted that: the station rotation model allowed students to experience a range of multimodal texts; the multiliteracies was found to be relevant, which concerns the students’ previous background and the usage of technology. the linguistic knowledge into the reading practices using printed and/or digital texts were mobilized from the acknowledgement of semiotic signs (imagens, sounds, letters in movement), as well as from the reading skills related to multimodals printed texts; the interactivity with the computer and the mobile phone promoted a major students engagement during the stations; into the stations, the groups presented a major cooperation than collaboration.
Palavras-chave: Rotação por estações
Leitura (Ensino fundamental)
Ciclo de alfabetização
Multiletramentos
Ensino híbrido
Reading
Multiliteracies
Blended Learning
Literacy Cycle
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PINHEIRO, Viviane Caline de Souza. Práticas de leitura na perspectiva dos multiletramentos: rotação por estações no ciclo de alfabetização. 2021. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7864
Data do documento: 29-jan-2021
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