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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17418| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Breves considerações sobre o orçamento participativo escolar: experiências no município de Cascais (Portugal) |
| Autor(es): | Medeiros, Antonia Nathália Sarmento de |
| Primeiro Orientador: | Oliveira, Rejane Cristina Sarmento de |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Érica Xavier de |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Lamenha, Artur Ângelo Ramos |
| Resumo: | A pesquisa apresenta revisão bibliográfica e um estudo de caso. A escolha do município de Cascais para o relato das experiências sobre o orçamento participativo escolar ocorreu em função do poder local ter uma consolidada dinâmica de gestão democrática e participativa, em especial atuando com ações nas escolas públicas.A câmara municipal de Cascais oferece aos jovens estudantes a oportunidade de sugerir projetos e também de participarem na escolha dos projetos vencedores para serem executados com recursos municipais. O orçamento participativo jovem de Cascais é um mega projeto que busca, de forma democrática, decidir o que fazer com uma parte do orçamento municipal, através da escolha dos projetos elaborados e votados pelos próprios estudantes. No edital 2023-24 do orçamento participativo de Cascais, foram apresentadas 459 propostas, 158 delas saíram como aprovadas, todas relacionadas ao setor educacional. Os projetos incluem ações como recuperação de escolas, melhoria de auditórios, aquisição de novos computadores e melhoria de redes de internet, dentre vários outros que buscam tornar o setor educacional de qualidade, acessível e justo. No município de Cascais podemos observar que existem várias experiências consolidadas sobre o orçamento participativo na educação, sendo praticamente um modelo de participação cidadã bastante eficaz. |
| Abstract: | The research presents a bibliographic review and a case study. The choice of the municipality of Cascais to report on the experiences with the participatory school budget was due to the fact that the local government has a consolidated dynamic of democratic and participatory management, especially acting with actions in public schools. The Cascais City Council offers young students the opportunity to suggest projects and also to participate in choosing the winning projects to be implemented with municipal resources. The Cascais Youth Participatory Budget is a mega-project that seeks to democratically decide what to do with a portion of the municipal budget, through the selection of projects designed and voted on by the students themselves. In the 2023-24 Cascais Participatory Budget notice, 459 proposals were submitted, 158 of which were approved, all related to the education sector. The projects include actions such as school renovation, improvement of auditoriums, acquisition of new computers and improvement of internet networks, among several others that seek to make the education sector accessible, fair and of good quality. In the municipality of Cascais, we can see that there are several consolidated experiences regarding participatory budgeting in education, which is practically a very effective model of citizen participation. |
| Palavras-chave: | Gestão democrática e participativa Orçamento participativo - Escolas públicas Câmara Municipal de Cascais, Portugal Escolas públicas - Portugal Democratic and participatory management Participatory budget - Public schools Cascais City Council, Portugal Publics schools - Cascais, Portugal |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Contábeis - Bacharelado |
| Citação: | MEDEIROS, Antonia Nathália Sarmento de. Breves considerações sobre o orçamento participativo escolar: experiências no município de Cascais (Portugal). 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17418 |
| Data do documento: | 8-nov-2024 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC |
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