00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17418
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Breves considerações sobre o orçamento participativo escolar: experiências no município de Cascais (Portugal)
Autor(es): Medeiros, Antonia Nathália Sarmento de
Primeiro Orientador: Oliveira, Rejane Cristina Sarmento de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Érica Xavier de
metadata.dc.contributor.referee2: Lamenha, Artur Ângelo Ramos
Resumo: A pesquisa apresenta revisão bibliográfica e um estudo de caso. A escolha do município de Cascais para o relato das experiências sobre o orçamento participativo escolar ocorreu em função do poder local ter uma consolidada dinâmica de gestão democrática e participativa, em especial atuando com ações nas escolas públicas.A câmara municipal de Cascais oferece aos jovens estudantes a oportunidade de sugerir projetos e também de participarem na escolha dos projetos vencedores para serem executados com recursos municipais. O orçamento participativo jovem de Cascais é um mega projeto que busca, de forma democrática, decidir o que fazer com uma parte do orçamento municipal, através da escolha dos projetos elaborados e votados pelos próprios estudantes. No edital 2023-24 do orçamento participativo de Cascais, foram apresentadas 459 propostas, 158 delas saíram como aprovadas, todas relacionadas ao setor educacional. Os projetos incluem ações como recuperação de escolas, melhoria de auditórios, aquisição de novos computadores e melhoria de redes de internet, dentre vários outros que buscam tornar o setor educacional de qualidade, acessível e justo. No município de Cascais podemos observar que existem várias experiências consolidadas sobre o orçamento participativo na educação, sendo praticamente um modelo de participação cidadã bastante eficaz.
Abstract: The research presents a bibliographic review and a case study. The choice of the municipality of Cascais to report on the experiences with the participatory school budget was due to the fact that the local government has a consolidated dynamic of democratic and participatory management, especially acting with actions in public schools. The Cascais City Council offers young students the opportunity to suggest projects and also to participate in choosing the winning projects to be implemented with municipal resources. The Cascais Youth Participatory Budget is a mega-project that seeks to democratically decide what to do with a portion of the municipal budget, through the selection of projects designed and voted on by the students themselves. In the 2023-24 Cascais Participatory Budget notice, 459 proposals were submitted, 158 of which were approved, all related to the education sector. The projects include actions such as school renovation, improvement of auditoriums, acquisition of new computers and improvement of internet networks, among several others that seek to make the education sector accessible, fair and of good quality. In the municipality of Cascais, we can see that there are several consolidated experiences regarding participatory budgeting in education, which is practically a very effective model of citizen participation.
Palavras-chave: Gestão democrática e participativa
Orçamento participativo - Escolas públicas
Câmara Municipal de Cascais, Portugal
Escolas públicas - Portugal
Democratic and participatory management
Participatory budget - Public schools
Cascais City Council, Portugal
Publics schools - Cascais, Portugal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Contábeis - Bacharelado
Citação: MEDEIROS, Antonia Nathália Sarmento de. Breves considerações sobre o orçamento participativo escolar: experiências no município de Cascais (Portugal). 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17418
Data do documento: 8-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Breves considerações sobre o orçamento participativo escolar: experiências no município de Cascais (Portugal).pdfBreves considerações sobre o orçamento participativo escolar: experiências no município de Cascais (Portugal)1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.