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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17378| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Educação financeira e matemática financeira : uma sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental |
| Autor(es): | Costa, Anna Alyce de Souza |
| Primeiro Orientador: | Carvalho, Thays Rayana Santos de |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Diego Carlos dos |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Elaine Cristine de Souza |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Viviane de Oliveira |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo apresentar a elaboração e aplicação de uma sequência didática que aborda a compreensão de conceitos financeiros básicos e o desenvolvimento de práticas para a gestão responsável de recursos no cotidiano de estudantes do 9º ano do ensino fundamental II, visando promover a educação financeira dos estudantes. A sequência proposta aborda conceitos financeiros fundamentais, como juros simples e compostos, desconto e operações financeiras, de maneira prática e envolvente. A fundamentação teórica do trabalho está embasada nos princípios da Educação Financeira Crítica, explorando como esses conceitos se conectam com as ideias de autores que destacam a importância desse tema na formação de indivíduos que sejam consumidores autônomos e críticos. A prática foi desenvolvida ao longo de cinco encontros: três encontros com duração de duas horas de aula e dois encontros com duração de uma hora e vinte minutos de aula. As atividades foram realizadas com uma turma de nove estudantes do 9° ano do ensino fundamental II de uma escola privada localizada no município de Maceió, Alagoas. Esta pesquisa é caracterizada como de natureza qualitativa, trazendo em seu fundamento uma intervenção pedagógica que busca informações e dados relacionados ao cotidiano dos estudantes e suas práticas financeiras. Os fatos apresentados no relato de experiência foram coletados a partir da aplicação de dois questionários, atividades pedagógicas, materiais produzidos pelos estudantes, fotografias e por observações de campo da pesquisadora/professora. Após a aplicação da sequência didática, alguns pontos observados foram: dificuldades dos estudantes em compreender conceitos de Matemática financeira, realizar operações básicas e interpretar textos; pouco controle financeiro desses estudantes diante das situações de seus cotidianos; reconhecimento, por parte dos estudantes, da relevância de se realizar uma pesquisa de preço antes de efetuar compras; a intervenção pedagógica possibilitou aos estudantes relacionar a importância da Matemática financeira com a resolução de situações-problemas envolvendo finanças. |
| Abstract: | This Final Course Work (TCC) aims to present the development and application of a teaching sequence that addresses the understanding of basic financial concepts and the development of practices for the responsible management of resources in the daily lives of 9th grade students of elementary school II, aiming to promote the financial education of students. The proposed sequence addresses fundamental financial concepts, such as simple and compound interest, discounting and financial transactions, in a practical and engaging way. The theoretical basis of the work is based on the principles of Critical Financial Education, exploring how these concepts connect with the ideas of authors who highlight the importance of this topic in the formation of individuals who are autonomous and critical consumers. The practice was developed over five meetings: three meetings lasting two hours of class and two meetings lasting one hour and twenty minutes of class. The activities were carried out with a class of nine 9th grade students of elementary school II from a private school located in the city of Maceió, Alagoas. This research is characterized as qualitative in nature, based on a pedagogical intervention that seeks information and data related to the daily lives of students and their financial practices. The facts presented in the experience report were collected from the application of two questionnaires, pedagogical activities, materials produced by students, photographs and field observations by the researcher/teacher. After applying the didactic sequence, some ints observed were: students' difficulties in understanding concepts of Financial Mathematics, performing basic operations and interpreting texts; little financial control by these students in the face of their daily situations; recognition, by the students, of the relevance of conducting a price survey before making purchases; the pedagogical intervention allowed students to relate the importance of Financial Mathematics with the resolution of problem situations involving finances. |
| Palavras-chave: | Educação financeira – Estudantes Matemática financeira Controle financeiro Critical Financial Education Education Financial Mathematics Financial control |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática - Licenciatura |
| Citação: | COSTA, Anna Alyce de Souza. Educação financeira e matemática financeira : uma sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental. 2025. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17378 |
| Data do documento: | 5-nov-2024 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM |
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