Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17257| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Desenvolvendo habilidades e competências por meio da extensão curricular no curso de Ciências Contábeis com microempreendedores individuais: experiências, desafios e perspectivas |
| Autor(es): | Lima, Eliege Venancio de |
| Primeiro Orientador: | Bellini, Elyrouse Cavalcante de Oliveira |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Machado, Daiane Pias |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Alexandre César Batista da |
| Resumo: | Este trabalho teve por objetivo identificar as habilidades e competências desenvolvidas por estudantes de Ciências Contábeis de uma Instituição Pública Federal de Alagoas durante sua participação no projeto de extensão "MENTORIA MEI", que oferece atendimento a microempreendedores individuais (MEIs) de Maceió, em conformidade com as diretrizes das International Education Standards (IES) 2 e 3 do International Federation of Accountants (IFAC). Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem mista, combinando dados quantitativos e qualitativos, por meio da aplicação de um questionário online via Google Forms, com a participação voluntária de 146 alunos, da disciplina de Atividade Curricular de Extensão (ACE II). A análise dos dados revelou que a participação no projeto contribuiu significativamente para o desenvolvimento de habilidades e competências, além de evidenciar a importância da extensão universitária na formação acadêmica. Os respondentes também destacaram pontos de melhoria, como a necessidade de mais equipamentos, maior divulgação do projeto e melhor infraestrutura. Além disso, relataram desafios pessoais enfrentados durante a execução das atividades, mencionando a importância de receber mais treinamento para aumentar sua confiança no desempenho das tarefas, apesar do suporte ativo dos professores em cada etapa do processo. Em conclusão, os resultados indicam que o projeto "MENTORIA MEI" não apenas promoveu o aprendizado prático, mas também destacou a relevância da extensão universitária como um componente vital na formação dos futuros contadores. As sugestões dos alunos para melhorias são fundamentais para aprimorar as próximas edições do projeto, garantindo uma experiência ainda mais enriquecedora. |
| Abstract: | This study aimed to identify the skills and competencies developed by students of Accounting at a Federal Public Institution in Alagoas during their participation in the extension project "MENTORIA MEI," which offers services to individual micro-entrepreneurs (MEIs) in Maceió, in accordance with the International Education Standards (IES) 2 and 3 of the International Federation of Accountants (IFAC). This is descriptive research with a mixed approach, combining quantitative and qualitative data through an online questionnaire via Google Forms, with voluntary participation from 146 students enrolled in the extension curricular activity course (ACE II). The data analysis revealed that participation in the project significantly contributed to the development of skills and competencies, as well as highlighting the importance of university extension in academic training. The respondents also pointed out areas for improvement, such as the need for more equipment, greater project visibility, and better infrastructure. Additionally, they reported personal challenges faced during the execution of activities, emphasizing the importance of receiving more training to boost their confidence in performing tasks, despite the active support from teachers at every stage of the process. In conclusion, the results indicate that the "MENTORIA MEI" project not only promoted practical learning but also underscored the relevance of university extension as a vital component in the training of future accountants. The students' suggestions for improvements are crucial for enhancing the upcoming editions of the project, ensuring an even more enriching experience. |
| Palavras-chave: | Ciências Contábeis Empreendedorismo Extensão universitária Accounting Competencies Skills University extension Individual microentrepreneurs |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Contábeis - Bacharelado |
| Citação: | LIMA, Eliege Venancio de. Desenvolvendo habilidades e competências por meio da extensão curricular no curso de Ciências Contábeis com microempreendedores individuais: experiências, desafios e perspectivas. 2025. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17257 |
| Data do documento: | 19-nov-2024 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Desenvolvendo habilidades e competências por meio da extensão curricular no curso de Ciências Contábeis com microempreendedores individuais_experiências, desafios e perspectivas.pdf | Desenvolvendo habilidades e competências por meio da extensão curricular no curso de Ciências Contábeis com microempreendedores individuais: experiências, desafios e perspectivas | 1.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.