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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17231| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A educação negociada: uma análise discursiva sobre as propagandas do Programa Itaú Educação e Trabalho-ProIET |
| Título(s) alternativo(s): | Educación negociada: un análisis discursivo de los anuncios del Programa de Educación y Trabajo de Itaú (ProIET) |
| Autor(es): | Silva, Marcos Diego de Lima |
| Primeiro Orientador: | Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Fiss, Dóris Maria Luzzardi |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Silva Sobrinho, Helson Flávio da |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o discurso presente em propagandas do Programa Itaú Educação e Trabalho (ProIET), que se diz apoiador da implementação de políticas de Educação Profissional e Tecnológica que passou a integrar a educação básica de nível médio com a reforma do ensino médio. O referido programa, por sua vez, divulga propagandas institucionais calcadas no discurso que afirma contribuir, através da articulação entre educação e trabalho, para que as juventudes brasileiras tenham igualdade de oportunidades e uma trajetória de vida digna. Como respaldo teórico-metodológico, nos alinhamos à Análise de Discurso (doravante AD), fundada por Michel Pêcheux. Para compor a fundamentação teórica desta pesquisatambém nos apoiamos nas contribuições de Marx (2009,2010), Lukács (2013), Mészáros (2002, 2003, 2005, 2008, 2011, 2016), Laval (2004) Cavalcante (2007), Peroni e Caetano (2016), Freitas (2018), entre outros estudiosos que contribuíram significativamente para as discussões. Posto isto, metodologicamente, elegemos como sequências discursivas propagandas institucionais oriundas do ProIET, divulgadas pela Fundação Itaú para Educação e Cultura. Por fim, através desta pesquisa, analisamos as sequências selecionadas, extraídas do referido programa, evidenciando a forma como estão pautadas em interlocuções sociais, gerando sentidos particulares em cada situação investigada, assim como no exercício de um poder que utiliza uma linguagem de estratégias, revelando conflitos e contradições, visando entre outros objetivos o poder de convencimento para gerar lucro, assegurando a manutenção das desigualdades sociais. |
| Abstract: | RESUMEN: El objetivo de este trabajo es analizar el discurso presente en las publicidades del Programa Itaú Educación y Trabajo (ProIET), que pretende apoyar la implementación de políticas de formación profesional y tecnológica que pasaron a formar parte de la enseñanza media básica con la reforma de la enseñanza media. Este programa, a su vez, publica anuncios institucionales basados en un discurso que pretende contribuir, a través de la articulación entre educación y trabajo, a que la juventud brasileña tenga igualdad de oportunidades y una trayectoria de vida digna. Como soporte teórico y metodológico, nos alineamos con el Análisis del Discurso (em adelante AD), fundado por Michel Pêcheux. Para formar la base teórica de esta investigación, también nos basamos en las contribuciones de Marx (2009, 2010), Lukács (2013), Mészáros (2002, 2003, 2005, 2008, 2011, 2016), Laval (2004) Cavalcante (2007), Peroni y Caetano (2016), Freitas (2018), entre otros estudiosos que contribuyeron significativamente a las discusiones. Dicho esto, metodológicamente, elegimos como secuencias discursivas anúncios institucionales del ProIET, divulgados por la Fundación Itaú para la Educación y la Cultura. Finalmente, a través de esta investigación, analizamos las secuencias seleccionadas, extraídas del programa en cuestión, destacando cómo se basan en el diálogo social, generando significados particulares en cada situación investigada, así como el ejercicio del poder que utiliza un lenguaje de estrategias, revelando conflictos y contradicciones, buscando, entre otros objetivos, convencer a las personas para generar beneficios, garantizando el mantenimiento de las desigualdades sociales. |
| Palavras-chave: | Programa Itaú Educação e Trabalho Propaganda Análise do discurso Educação Educação profissional e tecnológica Reforma do Ensino médio Programa de Educación y Trabajo de Itaú Anuncios Análisis del discurso Educación Educación profesional y tecnológica Reforma de la Enseñanza Secundaria |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura |
| Citação: | SILVA, Marcos Diego de Lima. A educação negociada: uma análise discursiva sobre as propagandas do Programa Itaú Educação e Trabalho-ProIET. 2025. 147 f. Dissertação (Mestrado em linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17231 |
| Data do documento: | 13-set-2024 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
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