00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: As múltiplas faces da sereia: maquiagem e construção da personagem em Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, de Clarice Lispector
Título(s) alternativo(s): The many faces of the mermaid: makeup and character construction in An apprenticeship or the book of pleasures, by Clarice Lispector
Autor(es): Aleixo, Letycia Almeida
Primeiro Orientador: Silva, Susana Souto
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Jeová Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Sales, Kall Lyws Barroso
Resumo: A maquiagem é concebida como uma prática que atua sobre o corpo numa perspectiva estética, marcada pela criação e manipulação da imagem do “Eu”. Partindo disso, esta dissertação foi construída mediante a análise da composição da protagonista feminina, Lóri, do romance Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, de Clarice Lispector, publicado em 1969, através das relações entre maquiagem e literatura. Além disso, foi realizado um breve estudo trazendo para cena da pesquisa o universo narrativo fílmico, no qual a obra literária serviu de inspiração para a longa metragem O livro dos prazeres, dirigido por Marcela Lordy, em 2020.O objetivo desta pesquisa é refletir sobre o modo como a maquiagem está associada à composição e transformação da personagem central e ao seu processo de aprendizagem em busca do “Eu”, através de um “outro”. Tal análise pretende contribuir, de maneira direta, não só para os estudos sobre a obra de Clarice Lispector, um nome central na literatura brasileira e uma das renovadoras do romance brasileiro, mas também para apresentar à comunidade acadêmica mais uma forma provocativa e pouco usual de ler Lispector. A autora, em vários dos seus livros, trata da maquiagem como um recurso de caracterização da personagem; entretanto, no romance analisado, a protagonista Lóri aparece se maquiando, em vários trechos, e comentando essa maquiagem, tratando a como uma espécie de máscara. Tal recurso metafórico revela, nesta leitura do romance, e potencializa o ato de se maquiar ao associá-lo à transformação da personagem, especialmente no modo como ela se vê e como ela deseja ser vista pelos outros com os quais convive, em especial nos espaços partilhados – no espaço público. O estudo tem como fundamento teórico-metodológico teorias literárias que investigam a obra em questão, assim como a biografia da autora ((Gotlib, 2013; Nunes, 1989; franco Junior, 2007); bem como teóricos que se debruçam sobre o belo e a beleza (ECO, 2004); e textos que abrangem temas sobre a máscara e o teatro (GASSET,2007; BERTHOLD, 2003; SAMPAIO, 2012), em diálogo com outros que abordam a história da maquiagem (TORQUATTO, 2011; LOPES, 2009; TREVISAN, 2011).
Abstract: The Make-up is conceived as a practice that acts on the body from an aesthetic perspective marked by the creation and manipulation of the image of the “self.” Based on this. I have constructed this text by analyzing the composition of the female protagonist, Lóri, from Clarice Lispector's novel An Apprenticeship or the Book of Pleasures (2020), published in 1969, through the relationship between make-up and literature. Furthermore, a brief study was conducted bringing the filmic narrative universe into the research scenario, in which the literary work served as inspiration for the feature film “Livro dos Prazeres,” directed by Marcela Lordy, in 2020. This research aims to reflect on how make-up is associated with the composition and transformation of the central character and her learning process in search for the "self" through an "other". Such analysis intends to contribute directly not only to studies on the work of Clarice Lispector, a central name in Brazilian literature and one of the renovators of the Brazilian novel, but also presenting to the academic community another provocative and unusual way of reading Lispector. In several books, Lispector uses make-up when characterizing her characters; however, in the novel under analysis, the protagonist Lóri is shown putting on make-up, in several sections, and commenting on it, treating it as a kind of mask. This metaphorical enhance the act of putting on make-up and associate it with the character's transformation: the way she sees herself and how she wants to be seen by the others she lives with, especially in shared spaces – in the public space. The study has as its theoretical methodological the author's biography (Gotlib, 2013; Nunes, 1989; franco Junior, 2007); also, theorists who focus on beauty and beauty (ECO, 2004); and texts that cover themes about the mask and theater (GASSET, 2007; BERTHOLD, 2003; SAMPAIO, 2012), in dialogue with others that deal with the history of make up (TORQUATTO, 2011; LOPES, 2009; TREVISAN, 2011).
Palavras-chave: Lispector, Clarice, 1925-1977
Literatura brasileira
Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (Romance)
Maquiagem
Máscara
Lispector, Clarice, 1925-1977
Brazilian literature
An Apprenticeship or the Book of Delights (Novel)
Makeup
Mask
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: ALEIXO, Letycia Almeida. As múltiplas faces da sereia: maquiagem e construção da personagem em Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, de Clarice Lispector. 2025. 85 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16621
Data do documento: 4-jun-2024
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