00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O perfil das/os docentes e discentes do curso de serviço social do Campus A.C Simões - UFAL: intersecções de gênero e raça
Autor(es): Cavalcante, Ana Julia
Primeiro Orientador: Barretto, Elvira Simões
metadata.dc.contributor.referee1: Mesquita, Andrea Pacheco de
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Jaqueline da Silva
Resumo: Este trabalho trata do perfil das docentes e discentes do curso de serviço social do Campus A.C Simões, com os objetivos de promover uma reflexão sobre as raízes históricas do Serviço Social como uma profissão feminina, vinculada diretamente às demandas do modo de produção capitalista patriarcal e de demonstrar que as poucas mudanças nesse perfil, no decorrer dos anos, trazem a marca da interseccionalidade de gênero e de raça na particularidade do capitalismo Brasileiro. Ao longo de todas as mudanças do perfil e no projeto profissional da/o assistente social não se pode negar que a sociedade ainda vê esses profissionais como pessoas “boas”, “caridosas” e “empáticas”. Isso é uma forma de estereotipar a profissão como sendo uma função feminina, já que essa visão da assistente social é funcional ao modo de produção capitalista. Compreende-se a influência direta do patriarcado no perfil da assistente social enquanto profissional e determina a sua função no contexto da reprodução do capital. Reconstrói-se historicamente a gênese do serviço social, apreende-se as mudanças no projeto ético político da profissão, que culmina no reconhecimento da importância das questões de gênero e étnico-raciais para uma coerência ético-política na atuação profissional. Fica patente que a intersecção entre as categorias fundamentais: raça, gênero e classe, é fundamental para o entendimento do atual perfil de discentes e docentes do curso de serviço social na Universidade Federal de Alagoas, o universo da pesquisa. A metodologia principal utilizada foi um estudo exploratório por meio de revisão bibliográfica e documental de livros, artigos e textos. Além disso, também foram utilizados dados retirados de um site da própria Universidade Federal de Alagoas: Ufal em Números - https://numeros.ufal.br/. Como resultado principal foi possível constatar a grande desigualdade de gênero que está presente no curso, majoritariamente formado por mulheres - docentes e discentes, até os dias de hoje, apesar do marco de ruptura com o conservadorismo na década de 80.
Abstract: This paper addresses the profile of the faculty and students of the Social Work course at the A.C. Simões Campus, with the objective of promoting a reflection on the historical roots of Social Work as a female-dominated profession, directly linked to the demands of the patriarchal capitalist mode of production. It also aims to demonstrate that the few changes in this profile over the years bear the mark of gender and race intersectionality within the particularities of Brazilian capitalism. Throughout the changes in the profile and in the professional project of the social worker, one cannot deny that society still perceives these professionals as "good," "charitable," and "empathetic." This is a way of stereotyping the profession as a feminine role, as this view of the social worker aligns with the capitalist mode of production. The influence of patriarchy on the profile of the social worker as a professional is thus understood, determining their role in the context of capital reproduction. The historical genesis of Social Work is reconstructed, with an understanding of the changes in the ethical-political project of the profession, culminating in the recognition of the importance of gender and racial/ethnic issues for a coherent ethical-political approach in professional practice. It becomes clear that the intersection of the fundamental categories of race, gender, and class is essential to understanding the current profile of students and faculty in the Social Work course at the Federal University of Alagoas (UFAL), the context of this research. The primary methodology used was an exploratory study through bibliographical and documentary review of books, articles, and texts. Additionally, data from the UFAL website - Ufal em Números (https://numeros.ufal.br/) - were also used. As a result, it was possible to identify the significant gender inequality present in the course, which remains predominantly female—both in terms of faculty and students—up until today, despite the rupture with conservatism in the 1980s.
Palavras-chave: Gênero
Raça
Capitalismo
Serviço Social
Projeto Ético-Político
Gender
Race
Capitalism
Social Work
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Serviço Social - Bacharelado
Citação: CAVALCANTE, Ana Julia. O perfil das/os docentes e discentes do curso de serviço social do Campus A.C Simões - UFAL: intersecções de gênero e raça. 2025. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16470
Data do documento: 13-nov-2024
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