00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16381
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alfabetização de idosos: balanço e perspectivas da produção acadêmica da última década (2014-2024)
Título(s) alternativo(s): Elderly literacy: overview and perspectives of academic production in the last decade (2014–2024)
Autor(es): Calheiros, Kaylla Stefani de Oliveira
Primeiro Orientador: Torres, Andresso Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Érica Renata Vilela de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jeane Félix da
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a configuração da produção acadêmica sobre a alfabetização de idosos publicada em periódicos na última década (2014 e 2024). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando o método de pesquisa bibliográfica conforme Lima e Mioto (2007). Foram selecionados e analisados onze artigos que abordam a alfabetização de idosos no contexto da EJA. Os resultados indicam que, apesar dos avanços, a temática ainda é pouco explorada e o sujeito idoso permanece invisibilizado nas políticas públicas e nas práticas pedagógicas. A análise aponta a necessidade de formação inicial e continuada de professores, práticas pedagógicas humanizadas e maior investimento em políticas educacionais que respeitem as especificidades do envelhecimento. Alfabetizar idosos, nesse sentido, é promover autonomia, dignidade e pertencimento social. O estudo contribui para o reconhecimento da alfabetização na velhice como um direito humano e uma reparação histórica.
Abstract: This study aims to analyze the configuration of academic production on elderly literacy published in journals over the past decade (2014 to 2024). The research adopts a qualitative approach, using the bibliographic research method as proposed by Lima and Mioto (2007). Eleven articles addressing elderly literacy in the context of Youth and Adult Education (EYA) were selected and analyzed. The results indicate that, despite some progress, the topic remains underexplored, and the elderly continues to be marginalized in public policies and pedagogical practices. The analysis highlights the need for initial and continuing teacher training, humanized pedagogical practices, and greater investment in educational policies that respect the specificities of aging. In this sense, teaching elderly people to read and write means promoting autonomy, dignity, and social belonging. This study contributes to the recognition of literacy in old age as a human right and a form of historical reparation.
Palavras-chave: Alfabetização de idosos
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação na velhice
Elderly literacy
Youth and adult education (YAE)
Education in later life
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: CALHEIROS, Kaylla Stefani de Oliveira; TORRES, Andresso Marques. Alfabetização de idosos: balanço e perspectivas da produção acadêmica da última década (2014-2024). 2025. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16381
Data do documento: 28-mai-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alfabetização de idosos - balanço e perspectivas da produção acadêmica da última década - 2014-2024.pdfAlfabetização de idosos: balanço e perspectivas da produção acadêmica da última década (2014-2024)334.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.