00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16374
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Articulação entre residência multiprofissional em saúde e o estágio em psicologia em uma unidade docente assistencial: o lugar da preceptoria
Autor(es): Costa, Vitória Lylian Ferreira
Primeiro Orientador: Bernardes, Jefferson de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Nayara Alexandra Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Saulo Luders
Resumo: O presente trabalho apresenta a articulação entre Residência Multiprofissional em Saúde e o estágio em psicologia na Unidade Docente Assistencial Prof. Gilberto de Macedo (UDA) - UFAL. Assim, tem como finalidades explorar, a partir de relatos de experiências, as potencialidades da prática compartilhada entre residentes e estagiárias/os e tencionar a discussão sobre a possibilidade do lugar da preceptoria ser protagonizado pela/o residente. Para tanto, foram utilizadas as metodologias Revisão de Literatura e Diários de Campo. Infere-se, em relação ao exercício da preceptoria, que este surge como uma oportunidade de aprendizagem e capacitação para o trabalho na assistência à saúde e na promoção da integração ensino-serviço. Ademais, é possível perceber que as articulações e parcerias atuam fortalecendo as relações interpessoais e de trabalho, as práticas compartilhadas e impulsionam a educação permanente em saúde.
Abstract: The present work presents the articulation between Multiprofessional Residency in Health and the internship in psychology in Unidade Docente Assistencial Prof. Gilberto de Macedo (UDA) - UFAL. Thus, its purposes are to explore, based on experience reports, the potential of shared practice between residents and interns and to encourage discussion about the possibility of the role of preceptrship being carried out by the resident. To this end, the Literature Review and Field Diaries methodologies were used. It is inferred, in relation to the exercise of preceptorship, that it appears as an opportunity for learning and training for work in health care and promoting teaching-service integration. Furthermore, it is possible to see that articulations and partnerships strengthen interpersonal and work relationships, shared practices and promote ongoing health education.
Palavras-chave: Residentes (Psicologia)
Estágio
Residência multiprofissional em saúde
Preceptoria
Unidade Docente Assistencial
Residents (Psychology)
Internship
Multiprofessional residency in health
Preceptorship
Teaching Assistance Unit
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia- Bacharelado
Citação: COSTA, Vitória Lylian Ferreira. Articulação entre residência multiprofissional em saúde e o estágio em psicologia em uma unidade docente assistencial: o lugar da preceptoria. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16374
Data do documento: 18-out-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.