00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16373
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Falando da elite: uma análise da performance do influenciador Casimiro Miguel em seu canal no Youtube
Autor(es): Silva, Ana Paula Bessa da Cruz
Primeiro Orientador: Gomes, Vitor José Braga Mota
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Ronaldo Bispo dos
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros, Priscila Muniz de
Resumo: O presente trabalho busca analisar de que forma os elementos que compõem a performance de Casimiro Miguel fomentam a autenticidade do conteúdo produzido pelo influenciador em seu canal de cortes no Youtube. Com base numa fundamentação teórica, os conceitos de performance e influência dialogam para balizar as investigações propostas. Através de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, foi selecionada uma amostra de 10 vídeos de temáticas distintas, disponíveis no canal Cortes do Casimito. Direcionada por uma matriz de análise com 4 elementos norteadores - cenário, linguagem, comportamento e lives -, a avaliação investiga os impactos dos padrões estéticos e comportamentais adotados pelo comunicador na construção de um senso de proximidade e comunidade entre os espectadores. A partir das observações feitas durante a análise, foi possível identificar o comportamento como principal elemento da performance, além da consciência e intencionalidade presente em cada pilar trabalhado.
Abstract: The present study aims to analyze how the elements that compose Casimiro Miguel's performance foster authenticity in the content produced by the influencer on his YouTube channel. Based on a theoretical framework, the concepts of performance and influence are brought into dialogue to guide the proposed investigations. Through an exploratory qualitative research approach, a sample of 10 videos with different themes, available on the channel "Cortes do Casimito", was selected. Guided by an analysis matrix with four guiding elements - setting, language, behavior, and live broadcasts - the evaluation investigates the impacts of the aesthetic and behavioral patterns adopted by the communicator in the construction of a sense of closeness and community among viewers. Based on the observations made during the analysis, behavior was identified as the main element of performance, along with the awareness and intentionality present in each pillar examined.
Palavras-chave: Performance
Influência digital
Intencionalidade (Mídia digital)
Interatividade
Comportamento
Influenciador digital - Miguel, Cassimiro
Digital influence
Intentionality (Digital media)
Interactivity
Behavior
Digital influencer - Miguel, Cassimiro
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Jornalismo - Bacharelado
Citação: SILVA, Ana Paula Bessa da Cruz. Falando da elite: uma análise da performance do influenciador Casimiro Miguel em seu canal no Youtube. 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16373
Data do documento: 14-mar-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Falando da elite: uma análise da performance do influenciador Casimiro Miguel em seu canal no Youtube.pdf2.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.