00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16369
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reflexões sobre percepção e pintura em Merleau-Ponty
Autor(es): Idelfonso, Elizeu Salazar
Primeiro Orientador: Dias, João Carlos Neves de Souza e Nunes
metadata.dc.contributor.referee1: Monegalha, Fernando
metadata.dc.contributor.referee2: Hidalgo, Matheus
Resumo: Este trabalho busca explorar a intersecção entre a fenomenologia da percepção e a pintura na obra de Maurice Merleau-Ponty. O estudo se concentra na análise do conceito de percepção como um fenômeno pré-reflexivo, enraizado no corpo e na experiência sensorial, e como esse conceito influencia a compreensão da arte, especialmente a pintura. A partir da obra de Paul Cézanne, o trabalho investiga como a pintura revela o ser bruto do mundo, uma dimensão anterior às categorias conceituais e à linguagem. Ao propor uma nova forma de engajamento com o mundo, Merleau-Ponty nos oferece uma abordagem que valoriza a corporeidade e a experiência perceptiva como fundamentais para a compreensão da realidade e da criação artística. O objetivo principal é destacar a importância da percepção na construção do conhecimento e na expressão artística, considerando a pintura como um meio privilegiado de acessar e expressar a profundidade do mundo vivido.
Abstract: This paper explores the intersection between the phenomenology of perception and art in the work of Maurice Merleau-Ponty. It focuses on the analysis of perception as a pre-reflective phenomenon, rooted in the body and sensory experience, and how this concept influences the understanding of art, particularly painting. Through the work of Paul Cézanne, the study investigates how painting reveals the raw meaning of the world, a dimension prior to conceptual categories and language. By proposing a new way of engaging with the world, Merleau-Ponty offers an approach that values corporeality and perceptual experience as fundamental to understanding reality and artistic creation. The main goal is to highlight the importance of perception in the construction of knowledge and artistic expression, considering painting as a privileged means of accessing and expressing the depth of lived experience.
Palavras-chave: Merleau-Ponty, Maurice, 1908-1961
Fenomenologia
Percepção (Filosofia)
Arte
Corpo (Artes)
Pintura
Phenomenology
Perception (Philosophy)
Art
Body (Arts)
Painting
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Filosofia- Licenciatura
Citação: IDELFONSO, Elizeu Salazar. Reflexões sobre percepção e pintura em Merleau-Ponty. 2025. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16369
Data do documento: 19-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexões sobre percepção e pintura em Merleau-Ponty.pdf717.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.