00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15951
Tipo: Dissertação
Título: Simulação e debriefing como estratégias de organização da avaliação formativa na disciplina de emergência pediátrica: uma pesquisa-ensino
Autor(es): Maciel, Tiago Perez Leitão
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pedrosa, Célia Maria Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Francisco José Passos
metadata.dc.contributor.referee2: Peixoto, Ana Lydia Vasco de Albuquerque
Resumo: Introdução: O mundo contemporâneo exige da educação médica uma formação para além do conhecimento técnico-científico biológico, estimulando novos modos de compreender o ensino-aprendizagem. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Medicina, de 2014, impulsionam esse processo. Nesse sentido, o atual Projeto Pedagógico do Curso (PPC) destaca a avaliação formativa e o feedback como estratégias que norteiam a construção de um profissional competente. O desafio é aliar o conhecimento cognitivo ao prático no contexto da emergência pediátrica. A simulação seguida de debriefing (discussão sobre a experiência de simulação) traz reflexão, novas percepções e tomadas de decisão. Objetivo: verificar a aquisição conceitual e as mudanças atitudinais sobre simulação e debriefing, como parte da estratégia de avaliação formativa nas disciplinas de Emergência Pediátrica de uma universidade pública. Método: trata-se de pesquisa qualitativa, pesquisa-ação no campo educacional (pesquisa-ensino), com seis docentes da pediatria. Na coleta de dados utilizou-se questionários semiestruturados on-line antes e após um workshop presencial. Os docentes participaram de reuniões virtuais para planejamento e construção de uma estação de simulação em emergência pediátrica. Depois, ocorreu uma simulação com estudantes voluntários que participaram do debriefing gravadas em áudio e vídeo. Os dados foram analisados por estatística simples e nuvem de palavras criando categorias temáticas. Resultados: os docentes reconheceram pouco domínio das DCNs, do PPC e dos objetivos das disciplinas. Apontaram tempo escasso para planejamento do cronograma e para as estratégias de avaliação e feedback, além de falta de capacitação para praticá-las. Um workshop de simulação foi colocado em funcionamento (com rigor metodológico e cuidado frente a COVID-19) utilizando o conhecimento adquirido: planejamento da disciplina sob o prisma formativo (ajustes dos objetivos institucionais após releitura do PPC e das DCN, e criação de um novo cronograma, diversificando as avaliações – incluindo a simulação – e aumentando a frequência de feedbacks), construção da estação de simulação para avaliação de um objetivo específico (atendimento do paciente pediátrico em Parada Cardiorrespiratória - PCR), criação de um instrumento de avaliação que valorizasse as habilidades e atitudes (checklist – reconhecimento e intervenção em uma PCR pediátrica) e feedback da experiência (inserindo o debriefing). Comentários finais: essa experiência trouxe articulação da pesquisa ao ensino promovendo maior trabalho em equipe e engajamento nas ações pedagógicas. Houve apropriação de meios, instrumentos, métodos, planejamento e de gestão. Foi um catalizador para amadurecimento docente: entendimento das limitações e potencialidades da Disciplina de Emergência Pediátrica, reflexão sobre o ensino e pesquisa com um outro nível de compromisso (com o grupo de docentes, discentes e gestão) possibilitando contato com professores de outras Universidades, qualificação profissional, parceria em trabalhos multicêntricos e multidisciplinares. A experiência deste trabalho espera motivar outros colegas a experimentarem o mesmo movimento supracitado em suas respectivas áreas de atuação e disciplinas.
Abstract: Introduction: The contemporary world demands from medical education training that goes beyond biological technical-scientific knowledge, stimulating new ways of understanding teaching-learning. The National Curricular Guidelines (DCN) for the Undergraduate Medicine Course, from 2014, drive this process. In this sense, the current Course Pedagogical Project (PPC) highlights formative assessment and feedback as strategies that guide the construction of a competent professional. The challenge is to combine cognitive and practical knowledge in the context of pediatric emergency. The simulation followed by debriefing (discussion about the simulation experience) brings reflection, new perceptions and decision making Objective: to verify conceptual acquisition and attitudinal changes regarding simulation and debriefing, as part of the formative assessment strategy in Pediatric Emergency disciplines at a public university. Method: this is qualitative research, action research in the educational field (research-teaching), with six pediatrics professors. Data collection used semi-structured online questionnaires before and after a face-to-face workshop. Teachers participated in virtual meetings to plan and build a pediatric emergency simulation station. Afterwards, a simulation took place with student volunteers who participated in the debriefing, recorded in audio and video. The data was analyzed using simple statistics and word clouds, creating thematic categories. Results: teachers recognized little mastery of the DCNs, the PPC and the objectives of the subjects. They pointed to a lack of time for planning the schedule and evaluation and feedback strategies, as well as a lack of training to practice them. A simulation workshop was put into operation (with methodological rigor and care in the face of COVID-19) using the knowledge acquired: planning the discipline from a training perspective (adjustments of institutional objectives after re-reading the PPC and DCN, and creation of a new schedule, diversifying evaluations – including simulation – and increasing the frequency of feedback), construction of the simulation station to evaluate a specific objective (care of pediatric patients in Cardiorespiratory Arrest - CPA), creation of an evaluation instrument that valued the skills and attitudes (checklist – recognition and intervention in a pediatric CA) and feedback on the experience (inserting the debriefing). Final comments: This experience brought research and teaching together, promoting greater teamwork and engagement in pedagogical actions. There was appropriation of means, instruments, methods, planning and management. It was a catalyst for teaching maturity: understanding the limitations and potential of the Pediatric Emergency Discipline, reflection on teaching and research with another level of commitment (with the group of teachers, students and management) enabling contact with teachers from other Universities, qualification professional, partnership in multicenter and multidisciplinary work. The experience of this work hopes to motivate other colleagues to experience the same movement mentioned above in their respective areas of activity and disciplines.
Palavras-chave: Avaliação educacional
Retroalimentação
Debriefing
Exercício de simulação
Medicina de emergência pediátrica
Avaliação educacional
Feedback
Simulação
Medicina de emergência pediátrica
Educational assessment
Simulation
Pediatric emergency medicine
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: MACIEL, Tiago Perez Leitão. Simulação e debriefing como estratégias de organização da avaliação formativa na disciplina de emergência pediátrica: uma pesquisa-ensino. 2025. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. [Acompanha Produto Educacional].
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15951
Data do documento: 5-dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simulação e debriefing como estratégias de organização da avaliação formativa na disciplina de emergência pediátrica_uma pesquisa-ensino.pdfSimulação e debriefing como estratégias de organização da avaliação formativa na disciplina de emergência pediátrica: uma pesquisa-ensino3.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO EDUCACIONAL 2_Banners com temas de emergência pediátrica e podcasts integrados.pdfPRODUTO EDUCACIONAL 2: Banners com temas de emergência pediátrica e podcasts integrados2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO EDUCACIONAL 3_Exemplo de montagem de estação de simulação.pdfPRODUTO EDUCACIONAL 3: Exemplo de montagem de estação de simulação1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.