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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15479
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Recursos didáticos no ensino da matemática para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
Autor(es): | Silva, Érica Patrícia Clarindo da |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Carloney Alves de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Mercedes Betta Quintano de Carvalho Pereira dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Viana, Maria Aparecida Pereira |
Resumo: | O presente estudo discorre sobre o relato de uma experiência docente fazendo uso de recursos didáticos no ensino da Matemática para crianças com autismo, em uma escola da rede privada de Maceió, no estado de Alagoas. Diante disto, objetiva analisar a importância dos recursos didáticos no ensino da Matemática para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos anos iniciais, encontrando assim, aporte teórico na legislação específica no que tange a educação especial, além de estudos que tratam ainda hoje sobre o tema em questão, trazendo autores como, Corrêa (2019) que aponta a escarces no quantitativo de pesquisas a cerca da temática; Machado, Costa e Vieira (2021) abordando a respeito das dificuldades que as pessoas com TEA enfrentam em trabalhar com situações abstratas, enfatizando que os recursos visuais e os materiais concretos facilitam a compreensão; Souza (2010) trás que as séries iniciais são responsáveis por promover a aprendizagem matemática visando uma aprendizagem significativa são responsáveis por promover a aprendizagem matemática visando à aquisição significativa das ideias; Chequetto e Gonçalves (2015) aborda que muitos sujeitos diagnosticados com o mesmo nível de suporte podem ter perfis e características diferentes uns dos outro e Oliveira (2021) enfatizando o potencial pedagógico da TDIC e a importância da formação adequada do professor. Este estudo tem um enfoque qualitativo, numa abordagem de estudo de caso com coleta de dados por meio de observação e a aplicação de atividades planejadas e elaboradas. O método de análise dos resultados foi a análise de conteúdo, além de uma revisão bibliográfica. Os resultados sinalizam que os materiais concretos utilizados configuram-se como dispositivos que podem possibilitar e estimular o aprendizado dos alunos no ensino da Matemática. Espera-se que com este estudo seja possível repensar práticas pedagógicas e problematizar a importância da adaptação nas atividades e do uso de recursos no ensino da Matemática para crianças com TEA. |
Abstract: | This study discusses the report of a teaching experience using teaching resources in teaching Mathematics to children with autism, in a private school in Maceió, in the state of Alagoas. In view of this, it aims to analyze the importance of teaching resources in teaching Mathematics to children with Autism Spectrum Disorder (ASD), in the initial years, thus finding theoretical support in specific legislation regarding special education, in addition to studies that still deal with the topic in question today, bringing authors such as Corrêa (2019) who points out the scarcity of research on the subject; Machado, Costa and Vieira (2021) addressing the difficulties that people with ASD face in working with abstract situations, emphasizing that visual resources and concrete materials facilitate understanding; Souza (2010) states that the initial grades are responsible for promoting mathematical learning aiming at significant learning; Chequetto and Gonçalves (2015) state that many subjects diagnosed with the same level of support may have different profiles and characteristics from each other; and Oliveira (2021) emphasizes the pedagogical potential of DICT and the importance of adequate teacher training. This study has a qualitative focus, in a case study approach with data collection through observation and the application of planned and elaborated activities. The method of analysis of the results was content analysis, in addition to a bibliographic review. The results indicate that the concrete materials used are configured as devices that can enable and stimulate student learning in the teaching of Mathematics. It is hoped that this study will make it possible to rethink pedagogical practices and problematize the importance of adapting activities and using resources in teaching Mathematics to children with ASD. |
Palavras-chave: | Ensino de matemática Recursos didáticos Transtorno do espectro Autista (TEA) Teaching mathematics Teaching resources Autism spectrum disorder (ASD) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Érica Patrícia Clarindo da. Recursos didáticos no ensino da matemática para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15479 |
Data do documento: | 26-out-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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