00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Frequências de temáticas em saúde social e espiritual nas aulas de educação física de professores da educação básica do Estado de Alagoas: um olhar sobre a educação antirracista e cultura da violência
Autor(es): Santos, Davi Soares dos
Primeiro Orientador: Caetano, Antonio Filipe Pereira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos, Soraya Dayanna Guimarães
metadata.dc.contributor.referee1: Lima Filho, Antônio Passos
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, José Ricardo Lopes
Resumo: As aulas de Educação Física escolar sempre foram marcadas pelos ideais de liberdade, educação não formal e comportamentos não convencionais que não são observados em sala de aula de outros conteúdos de ensino. Mas, por outro lado, por lidar com corpos, a área sempre esteve exposta e suscetível às questões sobre preconceito, bullying e violência. O objetivo deste estudo foi identificar a frequência da discussão sobre a educação antirracista nas aulas de Educação Física de professores da Educação Básica do Estado de Alagoas. Trata-se de um estudo quantitativo, analítico e corte transversal, a partir da aplicação um questionário sobre saúde na escola, com questões sobre saúde social e espiritual, que apontam para a identificação da presença de temas antirracistas nas aulas de professores da educação básica de sete Gerências do Ensino (GERE’s) do Estado de Alagoas. Participaram do estudo 167 docentes, a maioria homens (65,8%), pardos (64,6%), formados em instituições privadas de ensino superior (63,5%), com especialização (62,2%), com menos de três anos na prática profissional (30,5%), em regime contratual no serviço público (53,9%) e jornada de trabalho acima de 40 horas por semana (40,1%). No âmbito dos conteúdos antirracistas identificou-se índices regulares de frequência para as temáticas sobre equidade direitos étnico-raciais (1,8 ± 0,8); incentivo a atitudes e valores de respeito (1,3 ± 0,7); combate ao bullying e preconceito religioso (1,7 ± 0,8) e a percepção sobre a influência das religiões nas práticas corporais (1,3 ± 0,7). Por outro lado, os assuntos que tiveram frequências consideradas boas foram aquelas relacionadas ao estímulo da paz (2,1 ± 0,7); exercício da cidadania e responsabilidade social (2,0 ± 0,7) e discussão e identificação sobre o bullying (2,1 ± 0,7). Conclui-se que a discussão sobre o antirracismo nas aulas de Educação Física ainda precisa dar passos largos para imersão mais profunda sobre a temática no chão da escola. Ainda que os escores sugerem índices regulares e bons, os conteúdos sobre cultura da violência estiveram mais expressivos do que as bases teóricas étnico-raciais, demonstrando uma invisibilidade racial dos docentes em relação aos seus alunos.
Abstract: School Physical Education classes have always been marked by ideals of freedom, nonformal education, and unconventional behaviors not observed in the classroom of other teaching contents. However, on the other hand, dealing with bodies, the area has always been exposed and susceptible to issues of prejudice, bullying, and violence. The aim of this study was to identify the frequency of discussion about anti-racism education in Physical Education classes of teachers from Basic Education in the State of Alagoas. This is a quantitative, analytical, cross-sectional study, based on the application of a school health questionnaire, with questions about social and spiritual health, which aim to identify the presence of anti-racist themes in the classes of basic education teachers from seven Education Management Regions (GERE's) in the State of Alagoas. A total of 167 teachers participated in the study, the majority being men (65.8%), brown (64.6%), graduates from private higher education institutions (63.5%), with specialization degrees (62.2%), with less than three years of professional practice (30.5%), under contract in the public service (53.9%), and working more than 40 hours per week (40.1%). Regarding anti-racist content, regular frequency rates were identified for themes related to equity in ethnic-racial rights (1.8 ± 0.8); encouragement of attitudes and values of respect (1.3 ± 0.7); combating bullying and religious prejudice (1.7 ± 0.8) and perception of the influence of religions on bodily practices (1.3 ± 0.7). On the other hand, subjects with considered good frequencies were those related to the encouragement of peace (2.1 ± 0.7); exercise of citizenship and social responsibility (2.0 ± 0.7), and discussion and identification of bullying (2.1 ± 0.7). It is concluded that the discussion of anti-racism in Physical Education classes still needs to take significant steps for a deeper immersion in the theme in the school environment. Although the scores suggest regular and good indices, contents related to the culture of violence were more expressive than ethnic-racial theoretical bases, demonstrating a racial invisibility of teachers towards their students.
Palavras-chave: Professores de Educação Física - Formação
Educação – Antirracismo
Educação básica - Alagoas
Estudantes - Saúde
Cultura da violência
Physical Education Teachers - Training
Education – Anti-Racism
Basic education - Alagoas
Students - Health
Culture of violence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Licenciatura
Citação: SANTOS, Davi Soares dos. Frequências de temáticas em saúde social e espiritual nas aulas de educação física de professores da educação básica do Estado de Alagoas: um olhar sobre a educação antirracista e cultura da violência. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15322
Data do documento: 29-fev-2024
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