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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15229
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Adoecimento discente no ensino superior: um olhar acerca da saúde mental dos graduandos de Pedagogia da UFAL / campus do sertão |
Autor(es): | Gonçalves, Rita de Cássia |
Primeiro Orientador: | Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bastos, Ana Paula Solino |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pavezi, Marilza |
Resumo: | O adoecimento discente é uma questão recorrente na universidade, sendo comum casos de estudantes com a saúde mental afetada. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar como as demandas acadêmicas podem influenciar na saúde mental dos estudantes e quais estratégias a universidade têm utilizado para ajudá-los. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quali-quantitativa, em que foi realizada uma pesquisa documental, tendo como base dados coletados através do Acolhimento Psicológico ofertado pelo Núcleo de Assistência ao Estudante (NAE), setor vinculado à Pró-Reitoria Estudantil da Universidade Federal de Alagoas. Os dados referem-se ao perfil e as demandas frequentes dos estudantes de Pedagogia atendidos pelo acolhimento psicológico no período de agosto de 2018 a outubro de 2023. As informações analisadas mostram que os estudantes que mais buscam o serviço são predominantemente do sexo feminino, com idade até vinte e cinco (25) anos e que estão cursando do quarto período em diante. Os motivos elencados pelos discentes diversificaram-se gradativamente ao longo dos anos, englobando aspectos relacionados tanto à vida acadêmica como pessoal, no qual a ansiedade é o motivo mais citado, aliada à dificuldade de concentração nos estudos e compreensão dos conteúdos, sobrecarga de atividades, entre outros fatores decorrentes das demandas acadêmicas e pessoais. Verificou-se que o acolhimento psicológico é uma estratégia eficaz utilizada pela universidade para cuidar da saúde mental dos estudantes. Assim, a pesquisa contribui para a discussão dessa temática dentro da universidade e para que seja dada maior visibilidade às dificuldades enfrentadas pelos discentes ao longo do processo formativo. |
Abstract: | Student illness is a recurring issue at the university, being common cases of students with affected mental health. The present work had the general objective analyze how academic demands can influence students’ mental health and what strategies the university has used to help them. This is a research descriptive, qualitative-quantitative approach, in which documentary research was carried out, based on data collected through the Psychological Reception offered by the Center for Student Assistance (NAE), sector linked to the University's Student Dean's Office Federal of Alagoas. The data refer to the profile and frequent demands of college students Pedagogy assisted by psychological support from August 2018 to October 2023. The information analyzed shows that the students who most seek the service are predominantly female, aged up to twenty-five (25) years and who are studying from the fourth period onwards. The reasons listed by the students varied gradually over the years, encompassing aspects related both to academic life as personal, in which anxiety is the most cited reason, combined with difficulty concentrating in studies and understanding of content, overload of activities, among other factors arising from academic and personal demands. It was found that psychological support It is an effective strategy used by the university to take care of students' mental health. Thus, the research contributes to the discussion of this topic within the university and so that greater visibility is given to the difficulties faced by students throughout the process formative. |
Palavras-chave: | Educação Saúde mental Acolhimento psicológico Universitários Adoecimento discente Pedagogia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | GONÇALVES, Rita de Cássia. Adoecimento discente no ensino superior: um olhar acerca da saúde mental dos graduandos de Pedagogia da UFAL / campus do sertão. 32 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15229 |
Data do documento: | 19-ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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