Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15035
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Pedagogia hospitalar: conhecendo o campo de atuação do/a pedagogo/a |
Autor(es): | Silva, Andréia Lúcia Semião da Souza, José Alvani Soares de |
Primeiro Orientador: | Pavezi, Marilza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Noélia Rodrigues dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bastos, Ana Paula Solino |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso aborda o tema Pedagogia Hospitalar: Conhecendo o campo de atuação do/a pedagogo/a. O interesse pelo tema surgiu a partir da necessidade de compreender quais as funções o pedagogo hospitalar exerce e como se dá a formação deste profissional. O objetivo geral deste estudo consiste em conhecer o campo de atuação do pedagogo hospitalar através da análise de pesquisas elaboradas sobre a Pedagogia Hospitalar no Brasil. Como objetivos específicos, esta pesquisa buscou contemplar a história da Pedagogia Hospitalar no país, seu amparo legal, aporte teórico e obter uma visão atualizada sobre o estado do conhecimento em relação ao tema. Para alcançar os objetivos propostos, utilizamos como metodologia a revisão sistemática da literatura, levantando a situação atual da pesquisa sobre o tema. A fonte de pesquisa utilizada foi o Banco de Teses da CAPES (Plataforma Sucupira). Foram utilizados 3 descritores de pesquisa para a realização da coleta de dados, sendo eles: “Pedagogia Hospitalar”, “Classe Hospitalar” e “Brinquedoteca Hospitalar”. Os estudos teóricos, associados à análise das pesquisas encontradas, nos possibilita inferir que, a pedagogia hospitalar ainda é uma área em desenvolvimento no país, o conhecimento em torno desta necessita ser intensificado, dado o fato de que foi encontrado um baixo número de produções acadêmicas relacionadas a área, em especial nas regiões Norte e Nordeste. Diante deste cenário, surge a oportunidade de realizar novas pesquisas sobre a área, a fim de popularizar o conhecimento sobre esta e exigir do poder público a criação de novas classes hospitalares e a manutenção das classes que já estão em funcionamento, possibilitando um maior espaço de atuação para o pedagogo hospitalar. |
Abstract: | This final paper addresses the theme Hospital Pedagogy: Knowing the pedagogue's field of action. The interest in the subject arose from the need to understand what functions the hospital pedagogue performs and how this professional is trained. The general objective of this study is to get to know the hospital educator's field of action through the analysis of research carried out on Hospital Pedagogy in Brazil. As specific objectives, this research sought to contemplate the history of Hospital Pedagogy in the country, its legal support, theoretical support and obtain an updated view on the state of knowledge in relation to the subject. To achieve the proposed objectives, we used a systematic literature review as a methodology, surveying the current situation of research on the subject. The research source used was the CAPES Theses Bank (Sucupira Platform). Three research descriptors were used to carry out the data collection, namely: “Hospital Pedagogy”, “Hospital Class” and “Hospital Toy Library”. The theoretical studies, associated with the analysis of the research found, allow us to infer that hospital pedagogy is still a developing area in the country, the knowledge around it needs to be intensified, given the fact that a low number of academic productions was found. related to the area, especially in the North and Northeast regions. Given this scenario, the opportunity arises to carry out new research on the area, in order to popularize knowledge about it and demand from the public authorities the creation of new hospital classes and the maintenance of classes that are already in operation, allowing a greater space for performance for the hospital pedagogue. |
Palavras-chave: | Educação especial Educação inclusiva Pedagogo hospitalar Pedagogo hospitalar Brinquedoteca hospitalar Campo de atuação Hospital Pedagogy Hospital Class Hospital Toy Library Hospital Pedagogue |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Andréia Lúcia Semião da; SOUZA, José Alvani Soares de. Pedagogia hospitalar: conhecendo o campo de atuação do/a pedagogo/a. 78 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15035 |
Data do documento: | 30-mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedagogia hospitalar conhecendo o campo de atuação doa pedagogoa.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.