00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14501
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Entre o agreste e o sertão: documentos institucionais e temas em saúde nas aulas de educação física escolar no estado de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Between the waste and the wide: institutional documents and health topics in School Physical Education classes in the state of Alagoas
Autor(es): Cordeiro, Ângelo André Gomes
Primeiro Orientador: Caetano, Antonio Filipe Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima Filho, Antônio Passos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Soraya Dayanna Guimarães
Resumo: Durante anos, a saúde foi entendida sob uma perspectiva higienista, como o bem-estar físicobiológico, com o objetivo de prevenir doenças e fortalecer o corpo. A Educação Física foi usada para disseminar esse modelo nas crianças e adolescentes, sendo conceituada como Ginástica. No entanto, uma educação para a saúde precisa ir além, tendo como objetivo o desenvolvimento integral do conhecimento das dimensões análogas à saúde, como a mental, social, espiritual e física. O estudo teve como objetivo principal identificar a frequência dos conteúdos relacionados à "Educação para a Saúde" nas práticas pedagógicas dos professores da 2ª, 5ª e 6ª Gerências Regionais de Ensino da Educação Básica do Estado de Alagoas (GERE’s). A pesquisa configurou-se como qualitativa-quantitativa, transversal de caráter exploratório, descritivo e analítico, de base escolar, com abrangência estadual e corte transversal. Os participantes envolvidos foram gestores, coordenadores e professores da 2ª, 5ª e 6ª GERE’s. Para a coleta dos temas discutidos pelos professores, foi utilizado um questionário misto (fechado/aberto e com escalas), com 85 itens, apresentado em formato Google Docs. Os resultados mostraram que a maioria das cidades (66,7%) não possui um documento que oriente os professores. Apenas 23,8% das cidades afirmaram ter um documento para o ensino da saúde. Positivamente, 57,1% dos municípios atestaram possuir uma coordenação de Educação Física. De forma geral, os professores discutem regularmente todas as dimensões da saúde, enfatizando, no entanto, a dimensão física (2,07±0,51) e ficando a dimensão social (1,73±0,61) com o menor escore. Conclui-se que a maioria das Secretarias de Educação das GERE’s analisadas não elabora seus próprios documentos orientadores para a disciplina de Educação Física Escolar, bem como para o ensino da saúde, onde esses documentos eram anteriormente criados pelo Programa Saúde na Escola. De forma positiva, a maioria das cidades possui uma coordenação de Educação Física (52,4%). Em resumo, os professores frequentemente abordam temas relacionados à saúde em todas as dimensões.
Abstract: For years, health has been understood from a hygienist perspective, focusing on physicalbiological well-being with the aim of preventing diseases and strengthening the body. Physical Education was used to disseminate this model among children and adolescents, conceptualized as Gymnastics. However, health education needs to go beyond, aiming at the comprehensive development of knowledge in dimensions analogous to health, such as mental, social, spiritual, and physical well-being. The main objective of the study was to identify the frequency of "Health Education" content in the pedagogical practices of teachers in the 2nd, 5th, and 6th Regional Education Management of Basic Education in the State of Alagoas (GEREs). The research was configured as qualitative-quantitative, cross-sectional, exploratory, descriptive, and analytical, based on school settings, with statewide scope and cross-sectional cut. Participants included administrators, coordinators, and teachers from the 2nd, 5th, and 6th GERE’s. A mixed questionnaire (closed/open-ended and scaled) with 85 items, presented in Google Docs format, was used to collect the topics discussed by teachers. The results showed that the majority of cities (66.7%) do not have a guiding document for teachers. Only 23.8% of cities claimed to have a document for health education. Positively, 57.1% of municipalities reported having a Physical Education coordination. Overall, teachers regularly discuss all health dimensions, emphasizing the physical dimension (2.07±0.51), with the social dimension (1.73±0.61) scoring the lowest. It is concluded that most Education Departments in the analyzed GEREs do not create their own guiding documents for School Physical Education or health education, as these documents were previously created by the Health in Schools Program. Positively, the majority of cities have a Physical Education coordination (52.4%). In summary, teachers frequently address health-related topics in all dimensions.
Palavras-chave: Educação física escolar (AL)
Prática pedagógica
Educação física – Saúde
Educação física – Estudo e ensino
School physical education
Health education
Pedagogical practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Licenciatura
Citação: CORDEIRO, Ângelo André Gomes. Entre o agreste e o sertão: documentos institucionais e temas em saúde nas aulas de educação física escolar no estado de Alagoas. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto e Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14501
Data do documento: 21-fev-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.