00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14237
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Significações de universitários com deficiência visual acerca da inclusão no contexto da educação física escolar
Autor(es): Silva, Elian Marinho da
Primeiro Orientador: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee1: Lima Filho, Antônio Passos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Maria Quitéria da
Resumo: O presente estudo propõe refletir sobre o processo inclusivo de pessoas com deficiência visual durante as aulas de Educação Física na Educação Básica por meio de narrativas pessoais. Diante disso, o objetivo geral deste estudo busca compreender as significações de universitários com deficiência sobre a inclusão nas aulas de Educação Física Escolar vivenciadas pregressamente. Este estudo se justifica pela relevância social do tema, pois de acordo com o Censo 2022, no Brasil as pessoas com deficiência representam cerca de 18,6 milhões de pessoas com deficiência (8,6%), com 2 anos ou mais de idade. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa. Os participantes da pesquisa foram 5 universitários com deficiência visual, sendo duas (2) mulheres e três (3) homens, de diferentes cursos de graduação (Pedagogia, Letras, Serviço Social, Relações Pública e Educação Física Bacharelado) e todos estudantes da Universidade Federal de Alagoas, do campus A. C. Simões. A produção de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, e a análise de dados deu a partir da análise de conteúdo. Os resultados trouxeram subsídios para compreensão das significações dos estudantes com deficiência frente ao processo inclusivo durante as aulas de Educação Física, bem como os desafios presentes no contexto social da época. Dentre os desafios, predominou a presença das barreiras atitudinais, sobretudo advindas de atitudes dos próprios professores. Junto a isso prevaleceu a exclusão dos estudantes das aulas, pelo simples fato de ter uma deficiência. Assim, este estudo demostrou que a falta de conhecimento na perspectiva inclusiva, ocasionada pela precariedade do ensino durante o processo formativo, e as influências provenientes do contexto social da época, contribuíram significativamente para esse processo de exclusão. Assim, a presente produção conclui que é necessária uma mudança de atitude que interferem negativamente no desenvolvimento e na aprendizagem desses alunos, pois a escola, enquanto instituição, e os professores, enquanto mediadores do processo de ensino e aprendizagem, devem proporcionar ambientes escolares mais favoráveis e inclusivos para que os alunos tenham uma aprendizagem mais significativa para o exercício da cidadania.
Abstract: The present study proposes to reflect on the inclusive process of visually impaired people during Physical Education classes in Basic Education through personal narratives. Therefore, the general objective of this study seeks to understand the meanings of university students with disabilities about inclusion in school physical education classes previously experienced. This study is justified by the social relevance of the topic, since according to the 2022 Census, in Brazil people with disabilities represent about 18.6 million people with disabilities (8.6%), aged 2 years or older. Methodologically, it is a qualitative research approach. The research participants were 5 visually impaired university students, two (2) women and three (3) men, from different undergraduate courses (Pedagogy, Letters, Social Work, Public Relations and Physical Education Bachelor's degree) and all students from the Federal University of Alagoas, from the A. C. Simões campus. Data were produced through semistructured interviews, and data analysis was based on content analysis. The results and discussions, at first, presented data regarding the profile of the students interviewed, on relevant aspects such as age, gender, course, period and the form of admission to the university. In a second moment, the analysis of the statements occurred for the construction of the categories obtained. This analysis brought subsidies to the understanding of the meanings of students with disabilities in the face of the inclusive process during Physical Education classes, as well as the challenges present in the social context of the time. Among the challenges, the presence of attitudinal barriers predominated, especially arising from the attitudes of the teachers themselves. Along with this, the exclusion of students from classes prevailed, simply because they had a disability. Thus, this study demonstrated that the lack of knowledge in the inclusive perspective, caused by the precariousness of teaching during the formative process, and the influences coming from the social context of the time, contributed significantly to this process of exclusion. Thus, the present production concludes that a change of attitude is necessary that negatively interferes in the development and learning of these students, because the school, as an institution, and the teachers, as mediators of the teaching and learning process, must provide more favorable and inclusive school environments so that students have a more significant learning for the exercise of citizenship.
El presente estudio propone reflexionar sobre el proceso inclusivo de las personas con discapacidad visual durante las clases de Educación Física en Educación Básica a través de narrativas personales. Por lo tanto, el objetivo general de este estudio busca comprender los significados de los estudiantes universitarios con discapacidad sobre la inclusión en las clases de educación física escolar experimentadas previamente. Este estudio se justifica por la relevancia social del tema, ya que según el Censo de 2022, en Brasil las personas con discapacidad representan cerca de 18,6 millones de personas con discapacidad (8,6%), con 2 años o más. Metodológicamente, se trata de un enfoque de investigación cualitativa. Los participantes de la investigación fueron 5 estudiantes universitarios con discapacidad visual, dos (2) mujeres y tres (3) hombres, de diferentes carreras de graduación (Licenciatura en Pedagogía, Letras, Trabajo Social, Relaciones Públicas y Educación Física) y todos estudiantes de la Universidad Federal de Alagoas, del campus A. C. Simões. Los datos fueron producidos a través de entrevistas semiestructuradas y el análisis de los datos se basó en el análisis de contenido. Los resultados y las discusiones, en un primer momento, presentaron datos sobre el perfil de los estudiantes entrevistados, sobre aspectos relevantes como la edad, el sexo, el curso, el período y la forma de ingreso a la universidad. En un segundo momento, se produjo el análisis de los enunciados para la construcción de las categorías obtenidas. Este análisis trajo subsidios para la comprensión de los significados de los estudiantes con discapacidad frente al proceso inclusivo durante las clases de Educación Física, así como los desafíos presentes en el contexto social de la época. Entre los desafíos, predominó la presencia de barreras actitudinales, especialmente derivadas de las actitudes de los propios docentes. Junto con esto, prevaleció la exclusión de los estudiantes de las clases, simplemente por tener una discapacidad. Así, este estudio demostró que la falta de conocimiento en la perspectiva inclusiva, provocada por la precariedad de la enseñanza durante el proceso formativo, y las influencias provenientes del contexto social de la época, contribuyeron significativamente a este proceso de exclusión. Así, la presente producción concluye que es necesario un cambio de actitud que interfiera negativamente en el desarrollo y aprendizaje de estos estudiantes, pues la escuela, como institución, y los docentes, como mediadores del proceso de enseñanza y aprendizaje, deben proporcionar entornos escolares más favorables e inclusivos para que los estudiantes tengan un aprendizaje más significativo para el ejercicio de la ciudadanía.
Palavras-chave: Deficientes visuais – Inclusão
Educação inclusiva
Educação física escolar
Physical education
Inclusion
Visual impairment
Barriers
Educación física
Inclusión
Discapacidad visual
Barreras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Licenciatura
Citação: SILVA, Elian Marinho da. Significações de universitários com deficiência visual acerca da inclusão no contexto da educação física escolar. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14237
Data do documento: 2-fev-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.