Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13871
Tipo: | Dissertação |
Título: | Percepção de estudante de enfermagem sobre as atividades práticas supervisionadas num serviço hospitalar de pediatria |
Título(s) alternativo(s): | Nursing student's perception of the practical activities supervised in a pediatric hospital service |
Autor(es): | Peixoto, Kadja Kariny dos Santos |
Primeiro Orientador: | Neves Júnior, Waldemar Antônio das |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Correia, Divanise Suruagy |
metadata.dc.contributor.referee1: | Azevedo, Cristina Camelo de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Cristiane Maria Amorim |
metadata.dc.contributor.referee3: | Sampaio, Josineide Francisco |
metadata.dc.contributor.referee4: | Teixeira, Michelle Cecille Bandeira |
Resumo: | A hospitalização é um processo que modifica a rotina de todas as pessoas que se internam, particularmente as crianças, pois as mesmas se encontram sob diversos aspectos estressores. A enfermagem se caracteriza por ser uma profissão do cuidar e nesse processo de cuidado um dos papéis que a enfermagem precisa adotar é a educação em saúde, como parte essencial para a participação do estudante dentro de um hospital escola. O estágio supervisionado em Enfermagem é um momento de consolidação de conhecimentos em que a/o discente aplica na prática aquilo que foi aprendido na teoria. Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso, do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Estado de Alagoas - FAMED é constituído de duas partes: a primeira é composta por um artigo científico resultante da pesquisa realizada e a segunda por um produto educacional. A pesquisa teve como objetivo geral compreender a percepção de estudante de enfermagem sobre as Atividades Práticas Supervisionadas num serviço hospitalar de pediatra. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de caráter qualitativo, cujo cenário foi uma faculdade de enfermagem de uma universidade publica do estado de Alagoas. As/os participantes da pesquisa foram sete estudantes, sendo seis do gênero feminino e um do gênero masculino que estavam no término do 8º período do curso de enfermagem. A coleta de dados ocorreu através de grupo focal que foi analisado usando-se a técnica de análise de conteúdo, segundo Malheiros (2011). Obteve-se como resultados duas categorias: 1) Modos de Operacionalização das Atividades Práticas Supervisionadas. 2) Correlação da teoria com a prática- o valor técnico. Assim foi produzido um artigo científico, intitulado: “a percepção de estudante de enfermagem sobre as Atividades Práticas Supervisionadas num serviço hospitalar de pediatria.”. A partir desses resultados foi elaborado como produto de intervenção uma oficina intitulada:“Desafios e Potencialidades na integração entre ensino e serviço no estágio hospitalar em Pediatria”.Espera-se com este estudo poder contribuir com a adesão das/os estudantes ao estágio supervisionado de enfermagem em pediatria, melhorando o acolhimento das/os profissionais de enfermagem e promovendo uma maior integração entre ensino e serviço no ambiente hospitalar formando profissionais mais capacitados e preparados para o ambiente de trabalho através dos novos conhecimentos adquiridos. |
Abstract: | Hospitalization is a process that changes the routine of all people who are hospitalized, particularly children, as they are under various stressful aspects. Nursing is characterized by being a caring profession and in this care process, one of the roles that nursing needs to adopt is health education, as an essential part of student participation within a teaching hospital. The supervised internship in Nursing is a moment of consolidation of knowledge in which the student applies in practice what was learned in theory. This Academic Course Completion Work, of the Professional Master's Degree in Health Education at the Faculty of Medicine of the Federal University of the State of Alagoas - FAMED, consists of two parts: the first is composed of a scientific article resulting from the research carried out and the second by an educational product. The general objective of the research was to understand the perception of nursing students about Supervised Practical Activities in a pediatric hospital service. This is a descriptive-exploratory study of a qualitative nature, whose setting was a nursing faculty of a public university in the state of Alagoas. The research participants were seven students, six females and one male who were at the end of the 8th period of the nursing course. Data collection occurred through a focus group that was analyzed using the content analysis technique, according to Malheiros (2011). Two categories were obtained as results: 1) Modes of Operationalization of Supervised Practical Activities. 2) Correlation of theory with practice - the technical value. Thus, a scientific article was produced, entitled: “nursing student's perception of Supervised Practical Activities in a pediatric hospital service.” Based on these results, a workshop entitled: “Challenges and Potentialities in the integration between teaching and service in the hospital internship in Pediatrics” was prepared as an intervention product. nursing in pediatrics, improving the reception of nursing professionals and promoting greater integration between teaching and service in the hospital environment, forming more qualified professionals prepared for the work environment through the new knowledge acquired. |
Palavras-chave: | Pediatria Hospitalização Enfermagem Pediatrics Hospitalization Nursing |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde |
Citação: | PEIXOTO, Kadja Kariny dos Santos. Percepção de estudante de enfermagem sobre as atividades práticas supervisionadas num serviço hospitalar de pediatria. 2024. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13871 |
Data do documento: | 10-out-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Percepção de estudante de enfermagem sobre as atividades práticas supervisionadas num serviço hospitalar de pediatria.pdf | 3.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.