00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13470
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marketing digital em tempos de pandemia: desafios do segmento de concessionárias automotivas em Maceió/AL
Autor(es): Silva, Samara Ellem Antero da
Primeiro Orientador: Amorim, Lucas Silva de
metadata.dc.contributor.referee1: Dantas, Anderson de Barros
metadata.dc.contributor.referee2: Rolim, Lilian Gabriela Pontes
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi compreender como se comportou o mercado de concessionárias automotivas em Maceió – AL em meio à pandemia do novo Coronavírus. A presente pesquisa se classifica como descritiva e explicativa. Utilizou-se o método de abordagem quali-quantitativa. Com relação à abordagem qualitativa, foi aplicado um roteiro de entrevista com a finalidade de levantar informações sobre a utilização do marketing digital nas estratégias de vendas de veículos pelas concessionárias automotivas analisadas. Com relação à abordagem quantitativa, foi realizada uma análise estatística do número de vendas dos veículos em três períodos distintos, sendo eles: período pré-pandemia (meses de janeiro, fevereiro e março de 2020, durante o pico da pandemia (mês de abril segundo dados do Ministério da Saúde) e pós-período de pico da pandemia (janeiro, fevereiro, março, abril e maio de 2021) através de dados levantados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE). Para o alcance do objetivo geral proposto no presente trabalho foi empregado como ponto de partida a revisão de literatura a respeito do contexto do estudo, para tanto, foram utilizadas as seguintes bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SCieLO) e Scopus, além da plataforma digital FENABRAVE. Os resultados demonstraram que o período do pico da pandemia, em abril de 2020 foi o período em que mais as concessionárias automotivas deixaram de vender, somando apenas 396 carros durante o pico da pandemia, uma queda de 71,7% em relação ao mês anterior, no período pré-pandemia, que foi de 1048 carros vendidos. No entanto, pode-se verificar que no período da pandemia muitas empresas buscaram soluções alternativas no intuito de não deixar que as vendas chegassem ao patamar de 0,0%, e para tanto, o marketing digital foi a principal ferramenta para divulgação dos produtos pelas concessionárias de vendas de automóveis para se comunicar com os clientes. Além disso, ficou evidenciado que o Instagram foi a rede social mais utilizada pelas empresas analisadas para divulgação e captação de clientes, sendo assim, o trabalho pode demonstrar que o marketing digital é uma ferramenta fundamental para o alcance dos objetivos de uma organização, especialmente diante das profundas transformações do comércio de automóveis.
Abstract: The objective of this research was to understand how the market of automotive drivers in Maceió - AL behaved in the midst of the new Coronavirus pandemic. This research is classified as descriptive and explanatory. The quali-quantitative approach method was used. Regarding the qualitative approach, an interview script was applied in order to gather information about the use of digital marketing in vehicle sales strategies by automotive carriers. Regarding the quantitative approach, a statistical analysis was carried out on the number of vehicle sales in three different periods, namely: pre-pandemic period (months of January, February and March 2020, during the peak of the pandemic (month of April according to data from the Ministry of Health) and post-pandemic peak period (January, February, March, April and May 2021) through data collected by the National Federation of Motor Vehicle Distribution (FENABRAVE). Starting with the literature review regarding the context of the study, for this purpose, the following databases were used: Scientific Electronic Library Online (SCieLO) and Scopus, in addition to the FENABRAVE digital platform. 2020 was the period in which most automotive companies gained sales, adding only 396 cars during the peak of the pandemic, a drop of 71.7% compared to the previous month, in the prepandemic period, which was 1048 cars sold. However, it can be seen that during the pandemic, many companies sought alternative solutions in order not to let sales reach the 0.0% level, and for that, digital marketing was the main tool for promoting products through vehicle sales distribution to communicate with customers. In addition, it was evident that Instagram was the social network most used by companies for publicizing and attracting customers, therefore, the work can demonstrate that digital marketing is a fundamental tool for achieving the objectives of an organization, especially in the face of profound transformations in the automobile trade.
Palavras-chave: Marketing digital
Estratégias de venda
Vendas – Pandemia Covid-19 – Automóveis
Digital Marketing
Selling Strategies
Sales – Covid-19 Pandemic – Automobiles
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração - Bacharelado
Citação: SILVA, Samara Ellem Antero da. Marketing digital em tempos de pandemia: desafios do segmento de concessionárias automotivas em Maceió/AL. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13470
Data do documento: 17-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marketing digital em tempos de pandemia_desafios do segmento de concessionárias automotivas em Maceió-AL.pdf499.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.