00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Complementariedade da carga horária presencial utilizando o ensino remoto no contexto brasileiro
Autor(es): Oliveira, Laudemi José de
Primeiro Orientador: Paiva, Ranilson Oscar Araújo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Guimarães, Almir Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Petrúcio Antonio Medeiros
Resumo: Através de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), utilizando a Plataforma Evidências - Módulo Sumarize, o presente trabalho visa identificar como o ensino remoto pode ser utilizado como complemento da carga horária do ensino presencial, de forma a enriquecer o aprendizado dos estudantes do ensino fundamental e médio e para melhoramento da qualidade do aprendizado do estudante. Através dessa metodologia, adotamos um protocolo da revisão sistemática de literatura e criamos strings de busca para procurar nas plataformas digitais. Como resultados, percebemos que mais da metade das publicações em revistas científicas (63,3%) foram publicadas em 2021, seguida por 2022 (16,7%) e 2020 (16,7%) e finalmente em 2019 (3,3%).10% (3 artigos) apresentaram as TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) que são usadas para complementar o ensino presencial. 10% (3 artigos) apresentaram como as TDICs são utilizadas para complementar o ensino presencial. Apenas 1 artigo apontou evidências de efetividade das TDICS. Somente 2 artigos apresentaram quais técnicas foram utilizadas pelos professores para a utilização do ensino remoto. Para quais as plataformas utilizadas para o uso do ensino híbrido, apenas 3 artigos foram identificados, reportando as seguintes plataformas: aplicativos para videoconferências (Zoom, Google Hangouts, Skype); E-mails; WhatsApp; ambientes virtuais de aprendizagem – AVA; salas de aula virtuais (Google Classroom, Google Meet, Google Forms, Google Jamboard, Google Docs, Google Slides), SIGAA, Moodle, além do uso de ferramentas assíncronas, como os fóruns (espaços de discussão) dos AVA, correio eletrônico, questionários, planilhas, agendas, vídeo-aulas, porta-arquivos virtuais (Google Drive, Dropbox, outros) e outros. Concluímos que as respostas encontradas não foram suficientes para responder todas as perguntas desta pesquisa. O que nos leva a identificar uma ausência de trabalhos/pesquisas que possam substanciar nossas questões de pesquisa e que, possivelmente, tenha maiores estudos sobre a temática da complementariedade da carga horária para as escolas brasileiras.
Abstract: Through a Systematic Literature Review (RSL), using the Evidence Platform - Sumarize Module, this work aims to identify how remote teaching can be used as a complement to the in-person teaching workload, in order to enrich the learning of teaching students elementary and secondary education and to improve the quality of student learning. Through this methodology, we adopted a systematic literature review protocol and created search strings to search on digital platforms. As a result, we noticed that more than half of the publications in scientific journals (63.3%) were published in 2021, followed by 2022 (16.7%) and 2020 (16.7%) and finally in 2019 (3.3%).10% (3 articles) presented TDICs (Digital Information and Communication Technologies) that are used to complement face-to-face teaching. 10% (3 articles) presented how TDICs are used to complement face-to-face teaching. Only 1 article showed evidence of the effectiveness of TDICS. Only 2 articles presented which techniques were used by teachers to use remote teaching. Regarding the platforms used for the use of hybrid teaching, only 3 articles were identified, reporting the following platforms: applications for video conferencing (Zoom, Google Hangouts, Skype); Emails; Whatsapp; virtual learning environments – VLE; virtual classrooms (Google Classroom, Google Meet, Google Forms, Google Jamboard, Google Docs, Google Slides), SIGAA, Moodle, in addition to the use of asynchronous tools, such as VLE forums (discussion spaces), electronic mail, questionnaires , spreadsheets, diaries, video lessons, virtual folders (Google Drive, Dropbox, others) and others. We concluded that the answers found were not sufficient to answer all the questions in this research. Which leads us to identify a lack of work/research that can substantiate our research questions and that, possibly, have further studies on the topic of complementary workload for Brazilian schools.
Palavras-chave: Ensino complementar
Carga horária complementar
Ensino remoto
Tecnologia digital da informação e da comunicação
Complementary teaching
Complementary credit hours
Digital information and communication technology
Remote teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Sistema de Informação - Bacharelado
Citação: OLIVEIRA, Laudemi José de. Complementariedade da carga horária presencial utilizando o ensino remoto no contexto brasileiro. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13469
Data do documento: 31-out-2023
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