00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13412
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Plano de negócios: barbearia Romário Barbershop
Autor(es): Silva, José Romário Ferreira da
Primeiro Orientador: Silva, Edilson dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Ana Paula Lima Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Amorim, Lucas Silva de
Resumo: O presente estudo tem como objetivo desenvolver um Plano de Negócios para avaliar a viabilidade de implantar um empreendimento no setor de barbearia na cidade de São Miguel dos Campos, Alagoas. Romário Ferreira, um experiente barbeiro com mais de 3 anos de atuação em barbearias e serviços em domicílio, decidiu empreender e inaugurar a barbearia "Romário Barbershop". O propósito deste trabalho fundamenta-se em analisar aspectos determinantes para auxiliar na tomada de decisão do empreendedor acerca da viabilidade do negócio. Com base nisso, foram levantados todos os custos fixos e variáveis necessários para dar início às operações, assim como, o investimento inicial que será essencial para custeá-los. Após a elaboração de uma estimativa de faturamento mensal e a dedução de todas as obrigações da empresa, informações cruciais foram obtidas para calcular os índices de viabilidade do negócio, e todos se mostraram positivos. Os resultados deste estudo indicam que todos os objetivos propostos foram alcançados de forma satisfatória. Além disso, a análise revela que a criação da nova barbearia é uma decisão viável e promissora, proporcionando a Romário a perspectiva de recuperar o investimento em um curto período de tempo.
Abstract: This study aims to develop a Business Plan to assess the feasibility of establishing a barbershop enterprise in São Miguel dos Campos, Alagoas. Romário Ferreira, an experienced barber with over 3 years of experience in barbershops and home services, has decided to venture into entrepreneurship and inaugurate "Romário Barbershop." The purpose of this work is to analyze decisive aspects that will assist the entrepreneur in making informed decisions regarding the business's viability. This includes identifying all fixed and variable costs required to initiate operations, as well as the initial investment necessary to fund them. After estimating monthly revenue and deducting all company obligations, crucial information was gathered to calculate the business's viability indices, all of which showed positive results. The study's outcomes indicate that all proposed objectives were successfully achieved. Moreover, the analysis reveals that establishing the new barbershop is a feasible and promising decision, offering Romário the perspective of recovering the investment in a short period.
Palavras-chave: Plano de negócio
Administração - Barbearia
Empreendedorismo
Business Plan
Entrepreneurship
Administration - Barbershop
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração - Bacharelado
Citação: SILVA, José Romário Ferreira da. Plano de negócios: barbearia Romário Barbershop. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13412
Data do documento: 20-set-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Plano de negócios: barbearia Romário Barbershop.pdfPlano de negócios: barbearia Romário Barbershop3.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.