00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Preparo de trabalhadores em saúde para a atuação em contexto de emergência sanitária no Brasil: uma análise dos planos de contingência
Autor(es): Oliveira, Letícia Marianny Freitas de
Primeiro Orientador: Cardoso, Danielly Santos dos Anjos
metadata.dc.contributor.referee1: Nagliate, Patrícia de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Lenira Maria Wanderley Santos de
metadata.dc.contributor.referee3: Nascimento, Keila Cristina Pereira do
Resumo: O estudo trata sobre a preparação dos trabalhadores de saúde no Brasil para o enfrentamento à COVID-19 por meio da educação na saúde prevista nos planos de contingência estaduais. No ano de 2020, a pandemia originada pelo SARS-CoV-2 resultou em uma das mais significativas crises no sistema de saúde, acarretando impactos substanciais na vida cotidiana de indivíduos, coletividades e sociedades. O presente estudo teve como objetivo: analisar os planos de contingência estaduais para enfrentamento à COVID-19, a partir da educação na saúde prevista para o preparo dos trabalhadores do SUS. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, documental, com abordagem qualitativo. Foram analisados os documentos de domínio público – os Planos de Contingência dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal disponíveis na íntegra nos meios digitais oficiais. Para tratamento dos dados utilizou-se a estatística simples, a partir do uso de quadros e tabelas para organização dos achados, e a construção das categorias emergentes ocorreu pela análise temática a partir dos temas: (1) Educação na saúde durante a pandemia da COVID-19: o que dizem os planos de contingência?; (2) Disponibilidade e orientações do uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs) e (3) Uso das tecnologias digitais de informação e comunicação pelos trabalhadores da saúde para a formação em serviço e enfrentamento da crise sanitária. A análise dos Planos de Contingência revelou uma tendência predominante na valorização das capacitações em caráter de Educação Continuada ou auto instrucional mediado por tecnologias de informação e comunicação como essenciais para o aprimoramento profissional. Por outro lado, foram identificadas ausências de iniciativas voltadas para a Educação Permanente em Saúde estratégia e política nacional direcionada para qualificação e gestão de trabalhadores em serviço. Além disso, a falta de Planos de Contingência abrangentes, em relação ao estoque e orientações referentes a sobre os Equipamentos de Proteção Individual, é preocupante. Apesar de pouco explorada na maioria dos planos, o teleatendimento à saúde representa estratégia importante diante de emergências sanitárias. As limitações do estudo se baseiam na impossibilidade de verificação de como ocorreu a implementação das ações de educação na saúde na prática, abrindo um campo de possibilidades para outros estudos empíricos.
Abstract: The study deals with the preparation of health workers in Brazil to face COVID-19 through health education provided for in state contingency plans. In 2020, the pandemic caused by SARS-CoV-2 resulted in one of the most significant crises in the health system, causing substantial impacts on the daily lives of individuals, collectivities, and societies. The present study aimed to: analyze the state contingency plans to cope with the COVID-19, based on health education provided for the preparation of SUS workers. This is a study with a qualitative, descriptive and documentary approach. The documents in the public domain – the Contingency Plans of the 26 Brazilian states and the Federal District – available in full in the official digital media – were analyzed. Simple statistics were used to treat the data, based on the use of charts and tables to organize the findings, and the construction of the emerging categories occurred through thematic analysis based on the following themes: (1) Health education during the COVID-19 pandemic: what do contingency plans say?; (2) Availability and guidelines for the proper use of personal protective equipment (PPE); and (3) Use of digital information and communication technologies by health workers for in-service training and coping with the health crisis. The analysis of the Contingency Plans revealed a predominant trend in the valorization of Continuing Education or self- instructional training mediated by information and communication technologies as essential for professional improvement. On the other hand, there were no initiatives aimed at Continuing Education in Health, a national strategy and policy aimed at the qualification and management of in-service workers. In addition, the lack of comprehensive Contingency Plans regarding inventory and guidance regarding Personal Protective Equipment is worrying. Although little explored in most plans, telehealth care represents an important strategy in the face of health emergencies. The limitations of the study are based on the impossibility of verifying how the implementation of health education actions occurred in practice, opening up a field of possibilities for other empirical studies.
Palavras-chave: Planos de Contingência
COVID-19, Pandemia de, 2020 - (Brasil)
Educação Permanente
Equipamento de Proteção Individual
Contingency Plans
COVID-19, Pandemic, 2020 - (Brazil)
Continuing education
Personal Protective Equipment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem - Bacharelado
Citação: OLIVEIRA, Letícia Marianny Freitas de. Preparo de trabalhadores em saúde para a atuação em contexto de emergência sanitária no Brasil: uma análise dos planos de contingência. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem). – Escola de Enfermagem, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13385
Data do documento: 20-fev-2024
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