00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13226
Tipo: Dissertação
Título: Pensando a epistemologia de Gaston Bachelard a partir de práticas investigativas no ensino de ciências
Autor(es): Belém, Ângela Maria Ferreira
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Rosa Maria Oliveira Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos Filho, Jenner Barretto
Resumo: Para Bachelard (2005) o espírito científico se desenvolve por meio de rupturas com o senso comum e com os pré-conceitos do pensamento espontâneo. Essa premissa subjaz a ideia de que o conhecimento não-científico é classificado como intuitivo e desprovido do caráter problemático da ciência. No entendimento de Bachelard (2005) a ciência pautada nesse modelo claro se torna perniciosa para o desenvolvimento do espírito científico, isso porque sendo uma ciência evidente imobiliza a evolução do conhecimento. Acreditamos que trazer essa reflexão deBachelard para o âmbito didático pode contribuir para práticas que ensinem aos alunos a perceberem a Ciência de maneira problemática, reflexiva, controversa, construtiva e principalmente pautada pela dinâmica retificadora do saber, o que significa que o conhecimento não se constitui por um somatório de ideias, mas pela ruptura de teorias e leis. Para refletir sobre o pensamento de Bachelard na prática docente trouxemos como ponto de partida o ensino de Ciências por investigação, isso porque essa abordagem de ensino não se limita a manipulação de objetos envolvidos em atividades de Ciências. É marca dessa abordagem incentivar os alunos a desenvolver ações que nas palavras de Bachelard (2005, p. 24) podem ser designadas como “[...] dialetizar todas as variáveis experimentais, oferecer enfim à razão razões para evoluir.”. Essas ações no ensino de ciências por investigação podem ser classificadas como: delineamento e testar hipóteses, interpretação, registro e comparação de dados, e ainda, debates, justificativas, argumentações e explicações de ideias. Postas essas questões, destacamos que é objetivo geral desse estudo refletir sobre a epistemologia de Gaston Bachelard e suas possíveis contribuições para o ensino de ciências, a partir do ensino de Ciências por investigação. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa bibliográfica de base qualitativa com a intenção de responder ao seguinte problema de pesquisa: a partir do ensino de Ciências por investigação como é possível pensar em práticas didáticas aproximadas à epistemologia de Bachelard? Como percurso metodológico realizamos leituras em fontes de pesquisas primárias e secundárias das obras de Gaston Bachelard, bem como leituras sobre o ensino de Ciências por investigação. Também recorremos à análise categorial de Bardin (2011) como forma de tratar e organizar dados que demonstrassem possíveis aproximações e distanciamentos do pensamento de Bachelard e o ensino de Ciências por investigação. Com base nos elementos emergidos das categorias é que fizemos análise de conteúdo, o que nos permitiu identificar que há indícios apontando a seguinte questão: o ensino de ciências por investigação possui algumas características que no âmbito didático podem aproximar os postulados de Bachelard às práticas de ensino em ciências. Essa aproximação pode ser verificada a partir da análise de categorias que apontam elementos que se relacionam entre os dois objetos de estudo aqui tratados, sendo alguns deles: o problema como eixo motor da construção do conhecimento; o erro como questão singular para produção do conhecimento científico; a autoridade intelectual como elemento fundante para o desenvolvimento da ciência autêntica.
Abstract: To Bachelard (2005) the scientific spirit develops through ruptures with common sense and with the preconceptions of spontaneous thinking. This premise underlies the idea that non-scientific knowledge is classified as intuitive and devoid of the problematic character of science. In the understanding of Bachelard (2005), the science based on this clear model becomes pernicious for the development of the scientific spirit, this is because being an evident science it immobilizes the evolution of knowledge. We believe that bringing this reflection on Bachelard’s (2005), for the didactic scope can contribute to practices that teach students to perceive science in a problematic way, reflective, controversial, constructive, and mainly guided by the rectifying dynamics of knowledge, which means that knowledge is not constituted by a sum of ideas, but by the rupture of theories and laws. To reflect on Bachelard's thinking in teaching practice, we bring as a starting point the teaching of science by investigation, this is because this teaching approach is not limited to manipulating objects involved in science activities. It is a mark of this approach to encourage studentsto develop actions that in the words of Bachelard (2005, p. 24) is designated as “[…] dialetizar todas as variáveis experimentais, oferecer enfim à razão razões para evoluir.”. These actions in science teaching by investigation can be classified as: design and test hypotheses, interpretation, recording and comparison of data, as well as debates, justifications, arguments, and explanations of ideas. Given these questions, we emphasize that the general objective of this study is to reflect on the epistemology of Gaston Bachelard and its possible contributions to the teaching of science, from the teaching of science by investigation. In this sense, we are carrying out qualitative bibliographic research with the intention of answering the following research problem: from the teaching of sciences through investigation, how is it possible to think about didactic practices that are close to Bachelard's epistemology? As a methodological path we are carrying out readings in primary and secondary research sources of the works of Gaston Bachelard, as well as readings on inquiry-based science teaching. From this action, we have been resorting to Bardin's (2011) categorical analysis, as a way of treating and organizing data that demonstrate possible approximations and distances from Bachelard’s thinking and the teaching of science by investigation. Based on the elements that emerged from the categories, we are doing content analysis, which has allowed us to identify that there are indications pointing to the following question: science teaching by investigation has some characteristics that, in the didactic context, can bring Bachelard's postulates closer to science teaching practices. This approximation can be verified from the analysis of categories that point to elements that are related between the two objects of study treated here, some of them being: the problem as a driving force in the construction of knowledge; error as a singular issue to produce scientific knowledge; intellectual authority as a founding element for the development of authentic science.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Bachelard, Gaston, 1884-1962 – Epistemologia
Ensino por investigação
Science teaching
Gaston Bachelard's epistemology
Teaching by investigation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: BELÉM, Ângela Maria Ferreira. Pensando a epistemologia de Gaston Bachelard a partir de práticas investigativas no ensino de ciências. 2024. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13226
Data do documento: 31-ago-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.