00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13110
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Medidas socioeducativas: reflexões sobre as condições socioeconômicas e familiares dos adolescentes praticantes de ato infracional
Autor(es): Santos, Edilene Alves dos
Primeiro Orientador: Torres, Maria Adriana da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Viviane Isabela
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Sueli Maria do
Resumo: O presente trabalho é resultado da prática de estágio supervisionado realizado na Unidade de Internação Masculina Extensão 3 (UIME3) em instituição de Medidas Socioeducativas, como o objetivo principal de estudar essas medidas e estudar o perfil socioeconômico das famílias de adolescentes e de adolescentes cumprindo medida socioeducativa de internação em um município de Alagoas. Aborda-se a problemática vivenciada por adolescentes em conflito com a lei, discorrendo a respeito da posição social ocupada por esses adolescentes e seu grupo familiar que vive à margem da sociedade de bem-estar social. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográfica realizada à luz de referenciais específicos e afins ao Serviço Social e documental, que proporcionou conhecer os direitos do segmento infanto-juvenil, os limites e avanços da legislação brasileira que respalda o funcionamento do sistema socioeducativo. Ainda, realizou-se durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2021, o estudo dos dados de 21 socioeducandos e suas famílias. Os dados apontam para a predominância de adolescentes pardos, de baixa escolaridade, oriundos do interior do estado, que por diversos fatores tiveram que trabalhar desde tenra idade. Diante desses indicadores, podemos entender que esses adolescentes vivem em precária situação socioeconômica e que essa realidade pode ser fator determinante que favorece a prática do ato infracional. Diante do exposto, os dados coletados evidenciam que esses adolescentes e suas famílias, vivem em condições de risco. Portanto, há uma absoluta distância entre os direitos protetivos aos vulneráveis e as condições reais vividas por eles no contexto atual, que pode alimentar a recorrência do ato infracional e ser um obstáculo ao processo de “reeducação”.
Abstract: The present work is the result of the practice of a supervised internship carried out at the Male Internment Unit Extension 3 (UIME3) in an institution of Socio-Educational Measures, as the main objective of studying these measures and studying the socioeconomic profile of the families of adolescents and adolescents fulfilling socioeducational measure of hospitalization in a city of Alagoas. The problem experienced by adolescents in conflict with the law is addressed, discussing the social position occupied by these adolescents and their family group that live on the margins of the social welfare society. To this end, bibliographical research was carried out in the light of specific and related references to Social and Documentary Service, which provided knowledge of the rights of the child and youth segment, the limits and advances of the Brazilian legislation that supports the functioning of the socio-educational system. Also, during the months of October, November and December 2021, the study of data from 21 socio-educators and their families was carried out. The data point to the predominance of brown adolescents, with low education, from the interior of the state, who, due to several factors, had to work from an early age. Given these indicators, we can understand that these adolescents live in a precarious socioeconomic situation and that this reality can be a determining factor that favors the practice of the infraction. Given the above, the data collected show that these adolescents and their families live in risky conditions. Therefore, there is an absolute distance between the protective rights of the vulnerable and the real conditions experienced by them in the current context, which can fuel the recurrence of the infraction and be an obstacle to the “reeducation” process.
Palavras-chave: Medida socioeducativa
Adolescentes
Ato infracional
Família
Vulnerabilidade.
Socio-educational Measures
Teenagers
Offense act
Family
Vulnerability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Serviço Social - Bacharelado
Citação: SANTOS, Edilene Alves dos. Medidas socioeducativas: reflexões sobre as condições socioeconômicas e familiares dos adolescentes praticantes de ato infracional. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13110
Data do documento: 20-dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.