00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A transmidialidade do universo compartilhado Marvel: de Homem de Ferro a Wandavision
Autor(es): Omena, Jardel da Silva
Primeiro Orientador: Santos, Ronaldo Bispo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Ferraz, Luiz Marcelo Robalinho
metadata.dc.contributor.referee2: Macedo, Marcos Carvalho
Resumo: Desde o início dos anos 2000 que o cinema traz grandes franquias no cinema e que foram de grande sucesso ao redor do mundo, franquias que trazem histórias que vão se complementando entre seus filmes como Matrix, Harry Potter ou Senhor dos Anéis. Algo em comum dessas franquias é a transmídia, um fenômeno que acontecem quando várias mídias convergem, nesse caso, histórias que saíram de livros, viraram filmes, jogos e que conversam entre si expandindo a história até chegar em clímax com todos os eventos apresentados no decorrer das obras. O estudo a seguir buscou analisar como o Universo Cinematográfico da Marvel construiu uma experiência transmidiática ao longo de 12 anos, conseguindo se adaptar e se renovar ao levar suas histórias para plataformas de streaming, dand destaque a "Wandavision" como o primeiro conteúdo original no serviço de streaming Disney Plus. A série se tornou pioneira ao expandir diretamente os eventos do cinema, marcando um novo passo na interconexão narrativa. A pesquisa se fundamentou principalmente nos conceitos de transmídia de Henry Jenkins, conforme descritos em sua obra "Cultura de Convergência" (2009). O objetivo principal foi demonstrar como a interligação entre os filmes e diversas formas de mídia que enriqueceram e aprofundaram a narrativa desse universo. Isso não apenas envolveu a migração de histórias do cinema para o streaming, mas também a criação de conteúdos complementares e expansivos que preenchiam lacunas e forneciam informações adicionais para os fãs, como quadrinhos derivados dos filmes. Ao fazer isso, o Universo Cinematográfico da Marvel transcendeu as fronteiras tradicionais da narrativa, permitindo que os espectadores mergulhassem mais profundamente na trama e nos personagens. A introdução de "Wandavision" como uma série diretamente conectada aos eventos cinematográficos ilustrou a capacidade da Marvel de alavancar a transmídia de maneira inovadora. Isso demonstra não apenas uma abordagem de contar histórias mais rica e envolvente, mas também a evolução das estratégias de produção de conteúdo em resposta às demandas da audiência contemporânea, que busca experiências imersivas e interconectadas em diferentes plataformas midiáticas.
Abstract: Since the early 2000s, the cinema has brought forth major franchises that have achieved great success around the world, franchises that weave stories that complement each other across their films, such as Matrix, Harry Potter, or Lord of the Rings. A common thread among these franchises is transmedia, a phenomenon that occurs when multiple media converge. In this case, stories that originated from books have transformed into films, games, and converse with each other, expanding the narrative until it culminates in a climax with all the events presented throughout the works. The following study aimed to analyze how the Marvel Cinematic Universe constructed a transmedia experience over 12 years, adeptly adapting and rejuvenating by bringing its stories to streaming platforms. The study emphasizes "WandaVision" as the inaugural original content on the Disney Plus streaming service. The series became pioneering by directly expanding upon cinematic events, marking a new step in narrative interconnection. The research was primarily grounded in Henry Jenkins' transmedia concepts, as described in his work "Convergence Culture" (2009). The primary objective was to demonstrate how the interlinking of films and various forms of media enriched and deepened the narrative of this universe. This involved not only migrating stories from cinema to streaming but also creating complementary and expansive content that filled gaps and provided additional information for fans, including comics derived from the films. In doing so, the Marvel Cinematic Universe transcended the traditional boundaries of narrative, allowing viewers to immerse themselves more deeply in the plot and characters. The introduction of "WandaVision" as a series directly connected to cinematic events illustrated Marvel's innovative ability to leverage transmedia. This demonstrates not only a more intricate and engaging storytelling approach but also the evolution of content production strategies in response to the demands of the contemporary audience, which seeks immersive and interconnected experiences across different media platforms.
Palavras-chave: Marvel - Cinematografia
Transmídia
Streaming
Cinema
Marvel - Cinematography
Transmedia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Jornalismo - Bacharelado
Citação: OMENA, Jardel da Silva. A transmidialidade do universo compartilhado Marvel: de Homem de Ferro a Wandavision. 2024. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13079
Data do documento: 14-set-2023
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