00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13074
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um olhar jornalístico para a comunicação integrada: análise de campanhas publicitárias de grandes marcas
Autor(es): Graciliano, Ana Luiza Maffessoni Leite
Primeiro Orientador: Neves, Manoella Maria Pinto Moreira das
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Magnólia Rejane Andrade dos
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Ruy Matos e
Resumo: A comunicação integrada é um estilo de trabalho que une os profissionais da comunicação - jornalista, relações públicas e publicitário- com o objetivo único de entregar o melhor conteúdo para as empresas, trabalhando de forma sinérgica e destacando os pontos fortes de cada uma das profissões. Esse trabalho visa iluminar a importância do jornalismo dentro dessa prática, com esses profissionais tendo um papel central dentro da comunicação integrada. Por meio de pesquisa bibliográfica, análise de casos e com o contexto dos novos hábitos de consumo de conteúdo digital, é possível destacar os benefícios de contar com profissionais de jornalismo nos processos dessa abordagem, bem como os riscos que a ausência deles pode trazer para a imagem das marcas. Dessa forma, as empresas têm a oportunidade de melhorar a qualidade e eficácia de suas estratégias de comunicação, estabelecendo uma imagem sólida e positiva perante seu público-alvo; aproveitando a expertise de jornalistas na apuração de informações, na produção de conteúdo relevante e na capacidade de contar histórias de maneira envolvente.
Abstract: Integrated communication is a collaborative approach that brings together communication professionals - journalists, public relations practitioners, and advertisers - with the singular objective of delivering top-notch content for companies. Working synergistically and leveraging the strengths of each profession, this style of work aims to illuminate the pivotal role of journalism within this practice. Through thorough bibliographic research, case analysis, and considering the context of evolving digital content consumption habits, it is possible to highlight the benefits of incorporating journalism professionals into the processes of this approach, as well as the risks associated with their absence, which can detrimentally impact brand reputation. By doing so, companies have the opportunity to enhance the quality and effectiveness of their communication strategies, establishing a robust and positive image among their target audience, while harnessing the expertise of journalists in information gathering, generating relevant content, and captivating storytelling abilities.
Palavras-chave: Comunicação integrada
Jornalismo
Campanhas publicitárias
Integrated-communication
Journalism
Advertising campaigns
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Jornalismo - Bacharelado
Citação: GRACILIANO, Ana Luiza Maffessoni Leite. Um olhar jornalístico para a comunicação integrada: análise de campanhas publicitárias de grandes marcas. 2024. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13074
Data do documento: 14-ago-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um olhar jornalístico para a comunicação integrada: análise de campanhas publicitárias de grandes marcas.pdf10.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.