Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13065
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma análise do letramento matemático no Brasil com os dados do PISA |
Título(s) alternativo(s): | An analysis of mathematical literacy in Brazil with PISA data |
Autor(es): | Barreto, José Leandro Cavalcante |
Primeiro Orientador: | Guerra, Ediel Azevedo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Juliana Roberta Theodoro de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Monteiro, Lúcia Cristina Silveira |
Resumo: | O letramento matemático é um tema de grande relevância econômica e social que impacta a vida do cidadão, pois este letramento está associado a capacidade de aplicar seus conhecimentos em matemática para analisar, resolver e interpretar diversas situações ou adversidades que podem surgir na vida do cidadão. Tendo em vista que esse tema é essencial para melhorar a autonomia dos indivíduos e proporcionar-lhes ferramentas uteis, esta pesquisa tem como objetivo analisar o nível do letramento matemático nas provas do PISA no período de 2000 a 2018 e de que forma esses resultados podem ser interpretados para contribuir para a melhoria da educacional brasileira. Nessa perspectiva, este trabalho pretende mais especificamente destacar e interpretar a competência do letramento matemático a partir dos dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Os dados deste projeto de pesquisa foram obtidos utilizando de forma comparativa os micros dados do (PISA) em suas edições anteriores com a utilização de tabelas e gráficos como instrumento de comparação e analise, de modo a mostrar uma perspectiva sobre o desenvolvimento do letramento matemático no ambiente escolar brasileiro. |
Abstract: | Mathematical literacy is a topic of great economic and social relevance that impacts the life of citizens, as this literacy is associated with the ability to apply their knowledge in mathematics to analyze, solve and interpret different situations or adversities that may arise in citizens' lives. Considering that this theme is essential to improve the autonomy of individuals and provide them with useful tools, this research aims to analyze the level of mathematical literacy in PISA tests from 2000 to 2018 and how these results can be interpreted to contribute to the improvement of Brazilian education. In this perspective, this work more specifically intends to highlight and interpret the competence of mathematical literacy from the data of the Program for International Student Assessment (PISA). The data of this research project were obtained using in a comparative way the micro data of (PISA) in its previous editions with the use of tables and graphs as instrument of comparison and analysis, in order to show a perspective on the development of mathematical literacy in the Brazilian school environment. |
Palavras-chave: | Programa Internacional de Avaliação de Alunos Letramento - Matemática Estudantes - Brasil Educação International Student Assessment Program Literacy - Mathematics Students - Brazil Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática - Licenciatura |
Citação: | BARRETO, José Leandro Cavalcante. Uma análise do letramento matemático no Brasil com os dados do PISA. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13065 |
Data do documento: | 13-set-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma análise do letramento matemático no Brasil com os dados do PISA.pdf | 902.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.