00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF
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Tipo: Dissertação
Título: O processo de trabalho de enfermeiras no cuidado à criança na atenção básica no contexto da pandemia por Covid-19
Autor(es): Cardoso, Aline Costa
Primeiro Orientador: Lúcio, Ingrid Martins Leite
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Vieira, Ana Carolina Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Laís de Miranda Crispim
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Débora de Souza
Resumo: A pandemia de Covid-19 impôs transformações e impactos na atenção à saúde da população e nos processos de trabalho em toda a rede de serviços, inclusive no cuidado à criança na atenção básica. Deste modo, buscou-se analisar o processo de trabalho do enfermeiro no cuidado à criança na Atenção Básica no contexto da pandemia por Covid-19. Estudo descritivo, analítico com abordagem qualitativa, realizado em Maceió-Alagoas com profissionais enfermeiras da rede de atenção básica com atuação durante a pandemia de Covid-19. Realizou-se uma entrevista semiestruturada, com 15 profissionais, no período de agosto a novembro de 2022, após aprovação pelo comitê de ética. Todas foram do gênero feminimo, com média de idade de 51 anos, tempo de atuação na Atenção Básica de 6 a 20 anos; 14 com especialização e 1 mestrado. Após leitura exaustiva, extraíram-se os núcleos de sentido e categorias elucidativas sobre o Processo de Trabalho em Enfermagem, na perspectiva das dimensões assistir, pesquisar, ensinar, administrar e pensar politicamente, como temáticas. Ao analisar os resultados apresentados, percebeu-se que a prática da enfermagem no cuidado à criança neste cenário concentrou-se nas dimensões do assistir e ensinar. O trabalho dos profissionais ainda é centrado na doença, o que pode levar a uma visão limitada da criança, ignorando aspectos importantes como seu desenvolvimento. Além disso, a falta de recursos básicos para o cuidado infantil evidencia a precariedade do sistema de saúde do município, o que pode afetar a qualidade e integralidade do atendimento prestado às crianças. Apesar do interesse dos profissionais em se capacitar para o cuidado infantil, há uma falta de articulação por parte da gestão na promoção de ações de educação permanente, o que pode afetar a assistência prestada às crianças. Além disso, a falta de capacitação dos técnicos de enfermagem pode levar a uma sobrecarga de trabalho das enfermeiras, prejudicando a sistematização do cuidado de enfermagem. Por fim, destaca-se que as dimensões gerenciar, pesquisar e participar politicamente foram pouco evidenciadas pelos profissionais no seu processo de trabalho junto à criança na pandemia. Isso evidencia a necessidade de se pensar em estratégias para incentivar a participação das enfermeiras nessas dimensões, de forma a promover uma prática mais crítica e reflexiva, que leve em conta não apenas o tratamento da doença, mas também o cuidado integral à criança e a melhoria do sistema de saúde como um todo.
Abstract: The Covid-19 pandemic has imposed transformations and impacts on population health care and work processes across the entire service network, including child care in primary care. Thus, we sought to analyze the work process of the nurse in child care in Primary Care in the context of the Covid-19 pandemic. This is a descriptive, analytical study with a qualitative approach, conducted in Maceió-Alagoas with primary care nurses who worked during the Covid-19 pandemic. A semi-structured interview was conducted with 15 professionals, from August to November 2022, after approval by the ethics committee. All were female, with an average age of 51 years, with time spent in Primary Care from 6 to 20 years; 14 with specialization and 1 with a master's degree. After exhaustive reading, the nuclei of meaning and elucidative categories about the Nursing Work Process were extracted, from the perspective of the dimensions to assist, research, teach, administer, and think politically, as themes. When analyzing the results presented, it was noticed that the practice of nursing in child care in this scenario focused on the dimensions of assisting and teaching. The professionals' work is still centered on the disease, which can lead to a limited view of the child, ignoring important aspects such as their development. In addition, the lack of basic resources for child care highlights the precariousness of the municipality's health system, which can affect the quality and comprehensiveness of the care provided to children. Despite the professionals' interest in training for child care, there is a lack of coordination on the part of management in promoting continuing education actions, which can affect the care provided to children. In addition, the lack of training of nursing technicians can lead to an overload of nurses' work, hampering the systematization of nursing care. Finally, it is noteworthy that the dimensions of managing, researching, and participating politically were little evidenced by the professionals in their work process with the child during the pandemic. This highlights the need to think of strategies to encourage nurses' participation in these dimensions, in order to promote a more critical and reflective practice, which takes into account not only the treatment of the disease, but also comprehensive child care and the improvement of the health system as a whole.
Palavras-chave: COVID-19 (Pandemia)
Atenção primária à saúde
Cuidado da criança
Enfermeiros
COVID-19 (Pandemic)
Primary health care
Child care
Nurses
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: CARDOSO, Aline Costa. O processo de trabalho de enfermeiras no cuidado à criança na atenção básica no contexto da pandemia por Covid-19. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13058
Data do documento: 13-jul-2023
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