Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13015
Tipo: | Dissertação |
Título: | Por uma cidade mais justa e participativa: experimento pedagógico com crianças e adolescentes na Escola Estadual Dr. Fernandes Lima, bairro São Jorge, Maceió-AL |
Autor(es): | Nunes, Thaís Regina Souza |
Primeiro Orientador: | Fonseca, Débora de Barros Cavalcanti |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vianna, Monica Peixoto |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ramos, Diana Helene |
metadata.dc.contributor.referee3: | Cavalcante, Morgana Maria Pitta Duarte |
Resumo: | Em meio a uma sociedade marcada por desigualdades sociais, conflitos de classes e por grandes diferenças estruturais, estudar meios para alcançar uma cidade mais justa e participativa se torna imprescindível. Nesse contexto, as crianças vivem, cada uma dentro das possibilidades oferecidas, a cidade, mas são silenciadas, em sua grande parte, pela voz opressora do olhar “adultocêntrico”. As crianças, mesmo consideradas por lei, sujeitos de direitos, quando o assunto é a participação infantil, no que diz respeito às políticas que afetam a vida das crianças, a percepção infantil é inviabilizada. Ao considerar a escola como uma importante ferramenta para a fomentação do pensamento crítico sobre a cidade, há nesse movimento um passo para a cidadania, a relação entre o território e a sociedade que nele habita é discutida, abrindo a possibilidade de compreensão e resposta efetiva aos interesses das comunidades. A escola, quando vista como um território de construção da cidadania, abre portas para a transformação da sociedade. A cidade como escrita (ROLNIK, 2004), constantemente e de forma espontânea, educa e ensina por meio da vivência do cidadão e cidadã. A cidade se transforma no uso, na discussão e no planejamento. É nessa perspectiva que Paulo Freire (1993) vai dizer que: “Enquanto educadora, a Cidade é também educanda”. Nesse panorama, o objetivo geral desta dissertação é, a partir da compreensão dos desdobramentos do ensino do urbanismo, promover uma prática pedagógica urbana no âmbito escolar público, tendo como local de experimento, a Escola Estadual Dr. Fernandes Lima – EEDFL, no bairro São Jorge, na cidade de Maceió – AL, para o desenvolvimento da consciência urbana, do olhar crítico, da participação, do pertencimento e da autonomia dos jovens na cidade. Os objetivos específicos são: identificar os principais autores que abordam a conceituação da infância e o reconhecimento da criança e adolescente como cidadãos, bem como o papel da escola no processo de educar para a cidadania; estudar as principais teorias que tratam a relação pedagógica entre a cidade e a educação; comparar práticas pedagógicas para uma consciência cidadã, no âmbito nacional e internacional; caracterizar o bairro São Jorge, onde está inserida a EEDFL, observando a relação com seu entorno, suas condições físicas e a situação socioeconômica da comunidade escolar; e, por fim, a partir das práticas pedagógicas analisadas, aplicar um experimento de estímulo à consciência cidadã na escola do bairro e analisar seus resultados. Os procedimentos metodológicos foram divididos em quatro fases: estudo do referencial teórico; levantamento e análise de práticas pedagógicas; reconhecimento do entorno e da escola e realização do experimento, por meio da observação participante. Por fim, a partir da aplicação da prática pedagógica, foi possível observar questões como as diferenças sociais, sob a perspectiva das crianças e dos adolescentes e de que modo afeta a forma deles pensarem e vivenciarem a cidade, seja a partir do medo, insegurança, violência ou de forma libertadora. A prática também constatou o potencial infanto-juvenil da participação ativa, no que diz respeito aos assuntos que as afetam, onde o processo de escuta e estímulo à cidadania é fundamental para o processo efetivo de participação. |
Abstract: | Amidst a society marked by social inequalities, class conflicts, and significant structural differences, studying ways to achieve a fairer and more participatory city becomes essential. In this context, children experience the city, each within the possibilities offered to them, but they are largely silenced by the oppressive gaze of an "adult-centric" perspective. Despite being recognized by law as rights holders, children's perception is often invalidated when it comes to their participation in policies that affect their lives. By considering the school as an important tool for fostering critical thinking about the city, there is a step towards citizenship, where the relationship between the territory and the society that inhabits it is discussed, opening the possibility for understanding and effective response to community interests. When viewed as a territory for the construction of citizenship, the school opens doors for societal transformation. The city, as a form of expression, constantly and spontaneously educates and teaches through the experiences of its citizens. The city transforms through its use, discussion, and planning. It is in this perspective that Paulo Freire states, “As an educator, the City is also a learner". In this panorama, the general objective of this dissertation is to promote urban pedagogical practice in the public-school context, with the experimental site being Dr. Fernandes Lima State School (EEDFL) in the São Jorge neighborhood of Maceió, Alagoas. The aim is to develop urban consciousness, critical perspectives, participation, belonging, and autonomy among young people in the city. The specific objectives are to identify the main authors addressing the conceptualization of childhood and the recognition of children and adolescents as citizens, as well as the role of the school in educating for citizenship; to study the main theories addressing the pedagogical relationship between the city and education; to compare pedagogical practices for civic awareness, both nationally and internationally; to characterize the São Jorge neighborhood where EEDFL is located, observing its relationship with the surrounding area, its physical conditions, and the socio-economic situation of the school community; and finally, based on the analyzed pedagogical practices, to apply an experiment to stimulate civic awareness at the school in the neighborhood and analyze its results. The methodological procedures were divided into four phases: study of the theoretical framework; survey and analysis of pedagogical practices; recognition of the environment and the school; and implementation of the experiment through participant observation. Finally, through the application of the pedagogical practice, it was possible to observe issues such as social differences from the perspective of children and adolescents, and how it affects their way of thinking and experiencing the city, whether through fear, insecurity, violence, or liberating experiences. The practice also recognized the potential for active participation among children and adolescents, especially regarding the issues that affect them, where the processes of listening and stimulating citizenship are fundamental for effective participation. |
Palavras-chave: | Urbanismo – Estudo e ensino Ensino fundamental Escolas públicas – Maceió (AL) Crianças Cidadania Urbanism – Study and teaching Elementary School Public schools – Maceió (AL) Child Citizenship |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Citação: | NUNES, Thaís Regina Souza. Por uma cidade mais justa e participativa: experimento pedagógico com crianças e adolescentes na Escola Estadual Dr. Fernandes Lima, bairro São Jorge, Maceió-AL. 2024. 132 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13015 |
Data do documento: | 28-jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Por uma cidade mais justa e participativa: experimento pedagógico com crianças e adolescentes na Escola Estadual Dr. Fernandes Lima, bairro São Jorge, Maceió-AL.pdf | 12.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.