00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12975
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A temática plásticos para alunos com síndrome de Down no Ensino médio: uma proposta de sequência didática
Autor(es): Santos, Joyce Iris Vieira dos
Primeiro Orientador: Silva, Monique Gabriella Angelo da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Mônica Araújo da
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Maria Ester de Sá Barreto
Resumo: Visto que o plástico é um dos materiais mais utilizados pelo ser humano, ele pode e deve ser trabalhado em sala de aula como um conteúdo de química, uma vez que, é de suma importância saber como ocorre seu processo de produção e descarte. Assim, o objetivo deste trabalho foi criar uma proposta de sequência didática com a temática plásticos abordando um conteúdo da química, porém, trabalhando com alunos com síndrome de Down. A proposta baseia-se no fato de que hoje, crianças com SD possuem muita dificuldade no aprendizado, tanto na química, como também em outras disciplinas, devido a problemas relacionados à síndrome, e também pela falta de preparo e interesse nas escolas em criar um ambiente de aprendizado efetivo para elas. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de levantamento de dados, e revisão da literatura, buscando na plataforma online Google Acadêmico utilizando as palavras chaves “Plásticos; Ensino de Química; Síndrome de Down”. Assim, foi possível verificar que há poucas publicações, concluindo assim, que a temática é pouco explorada quando se investigada em relação a este público, e com base nesses dados, foi intencional a criação de uma proposta de sequência didática com abordagem voltada para alunos com síndrome de Down. Esta, foi desenvolvida para ser trabalhada em 6 aulas, iniciando pelo estabelecimento de vínculo, e explicação de projeto. O segmento gira em torno da apresentação de material e utilização de desenhos e experimentação para abordagem do conteúdo para a promoção do dinamismo e da aprendizagem efetiva, abrindo caminhos para que os discentes assimilem da melhor forma possível o conteúdo.
Abstract: Since plastic is one of the materials most used by humans, it can and should be worked in the classroom as a chemistry content, since it is of paramount importance to know how its production and disposal process occurs. Thus, the objective of this work was to create a proposal for a didactic sequence with the theme of plastics, approaching a chemistry content, however, working with students with Down syndrome. The proposal is based on the fact that today, children with SD have a lot of difficulty in learning, both in chemistry and in other disciplines, due to problems related to the syndrome, and also due to the lack of preparation and interest in schools in create an effective learning environment for them. The work was carried out through a survey of data collection, and literature review, searching the Google Scholar online platform using the keywords “Plastics; Chemistry teaching; Down's syndrome". Thus, it was possible to verify that there are few publications, thus concluding that the theme is little explored when investigated in relation to this public, and based on these data, it was intentional to create a proposal for a didactic sequence with an approach aimed at students with Down syndrome.. This was developed to be worked on in 6 classes, starting with the establishment of a bond, and explanation of the project. The segment revolves around the presentation of material and the use of drawings and experimentation to approach the content to promote dynamism and effective learning, opening ways for students to assimilate the content in the best possible way.
Palavras-chave: Plásticos
Ensino de química
Sequência didática
Alunos com síndrome de Down
Plastics
Chemistry teaching
Following teaching
Students with Down syndrome
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química- Licenciatura
Citação: SANTOS, Joyce Iris Vieira dos. A temática plásticos para alunos com síndrome de Down no Ensino médio: uma proposta de sequência didática. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12975
Data do documento: 22-jun-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A temática plásticos para alunos com síndrome de Down no ensino médio_uma proposta de sequência didática.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.