00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12934
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Entre o ser e o não ser mãe: os vários embates sociais que afetam a relação da mulher com a maternidade
Autor(es): Silva, Maria Vanessa Ataide da
Primeiro Orientador: Pimentel, Mercia Sylvianne Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Lenilda Luna de
metadata.dc.contributor.referee2: Ramires, Lidia Maria Marinho da Pureza
Resumo: Este relatório é resultado da produção de uma grande reportagem multimídia que aborda os vários embates sociais que afetam a relação da mulher com a maternidade. A reportagem apresenta como mulheres se enxergam diante da experiência da maternidade ou da ideia de ser ou não ser mãe. Como referencial teórico foram utilizadas obras e estudos que expõem a percepção e a construção social da relação da mulher com a maternidade, como as de Giddens (1993), Thassia Souza Emidio e Francisco Hashimoto (2010), e Tomaz (2015). Para a produção da grande reportagem multimídia, foi desenvolvida uma metodologia que pode ser sintetizada através das etapas de pesquisa, planejamento, realização de entrevistas com as personagens e fontes, redação da reportagem, organização e edição dos arquivos audiovisuais e diagramação da reportagem. Perante o que foi exposto, o propósito do trabalho é o de noticiar, evidenciar e compartilhar como se sentem as mulheres sobre esse tema que é tão presente em suas vidas, o de ser ou não ser mãe, e como a sociedade se comporta diante da relação da mulher com a maternidade.
Abstract: This report is the result of the production of a large multimedia report that addresses the various social clashes that the woman's relationship with motherhood has suffered. The report presents how women see themselves in the face of the experience of motherhood or the idea of being or not being a mother. As a theoretical framework, works and studies were used that expose the perception and social construction of the woman's relationship with motherhood, such as Giddens (1993), Thassia Souza Emidio and Francisco Hashimoto (2010), and Tomaz (2015). For the production of the large multimedia report, a methodology was developed that can be synthesized through the stages of research, planning, conducting interviews with the characters and sources, writing the report, organizing and editing the audiovisual files and layout of the report. In view of the above, the purpose of the work is to report, highlight and share how women felt about this topic that is so present in their lives, that of being or not being a mother, and how society behaves in the face of woman's relationship with motherhood.
Palavras-chave: Mulheres
Maternidade
Mães
Sociedade
Reportagem
Woman
Maternity
Mother
Society
Report
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Jornalismo - Bacharelado
Citação: SILVA, Maria Vanessa Ataide da. Entre o ser e o não ser mãe: os vários embates sociais que afetam a relação da mulher com a maternidade. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12934
Data do documento: 9-ago-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Entre o ser e o não ser mãe: os vários embates sociais que afetam a relação da mulher com a maternidade.pdf373.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.